domingo, 10 de novembro de 2013

Portugal: O DESEMPREGO VISTO PELO JOTINHA

 

João Mendes  - Aventar
 
De toda a estupidez, servilidade e desonestidade que poluem violentamente a quase totalidade da nossa Assembleia da República, nada me irrita mais do que os jotinhas pró-austeridade que fazem o papel de caixinha patética de ressonância dos patrões dos seus patrões. Irrita-me porque são jovens, irrita-me porque acham que falam em nome dos jovens e irrita-me sobretudo porque são a prova de que a classe política insiste na incapacidade de se renovar e continua a produzir lixo, carreiristas e lambedores de botas à custa do erário público. Estranho conceito de mérito.
 
Dei com o chefe das camadas jovens laranjas, um rapaz caro de manter num pais sem dinheiro para pagar salários, a falar sobre o desemprego em Portugal. Ver um jotinha, principalmente um que exerce funções de deputado, a falar sobre desemprego, causa-me sempre alguma confusão. Fica no ar a sensação de não saber muito bem do que está a falar. Não só porque nunca esteve desempregado, mas principalmente porque joga num campeonato diferente no que toca ao acesso ao emprego, já que fez a sua carreira nos corredores da jota, serviu as pessoas certas e agora é mais um deputado sem experiência nenhuma para o ser apenas e só porque a meia-dúzia que manda no PSD o escolheu para o lote de “seleccionáveis” no qual os partidos políticos nos permitem votar.
 
Estarei a ser injusto? Se calhar estou. Confesso que ver os jotinhas na reserva a dar cabo deste país com o jotinha cor-de-rosa do outro lado da trincheira a brincar à oposição é capaz de me toldar um bocado o juízo. A minha paciência é cada vez mais limitada quando estão em causa aldrabões, hipócritas, corruptos e monstruosidades similares.
 
Mas se calhar este jotinha é dos bons! Senão vejamos: ele faz parte da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias e, se há coisa que podemos ter a certeza, é que nada está tão protegido neste país como a Constituição, os nossos Direitos, as nossas Liberdade e as nossas Garantias. Pelo menos no caso do Hugo. Podemos também encontra-lo na Comissão de Educação, Ciência e Cultura, áreas que, como bem sabemos, têm sido amplamente apoiadas e dinamizadas pelo governo em funções. Onde mais podemos encontrar o nosso deputado? Nem mais nem menos do que na Comissão Parlamentar de Inquérito à Celebração de Contratos de Gestão de Risco Financeiro por Empresas do Sector Público, outra que, para além de ter dado imensos frutos, tem sido uma excelente plataforma para o acto de mentir compulsivamente que tanto caracteriza este governo. E, para fechar o imenso rol de distintas funções com chave de ouro, aquela que considero ser a prova inquestionável do exímio trabalho que o Hugo está a fazer na AR: o jovem deputado é coordenador Grupo de Trabalho – Acompanhamento da Aplicação das Medidas Políticas e Legislativas de Combate à Corrupção. Se há coisa que tem funcionado neste país é o combate à corrupção. Apanham os gajos todos, não escapa um! Grande trabalho Hugo Soares, tu e o teu grupo de trabalho estão mesmo de parabéns!
 
Depois é vê-lo a falar do desemprego como se a situação estivesse mesmo a evoluir no sentido positivo. O jotinha critica a oposição, com o foco no ex-jotinha Seguro, afirmando que acha “absolutamente inacreditável que qualquer partido da oposição, mas designadamente o Partido Socialista, num momento em que nós conhecemos dados tão bons e tão importantes relativamente à criação de emprego, continue a ter um discurso tão anti-patriótico.”. Anti-patriótico é usar o patriotismo para enganar a Pátria Hugo. E nem precisamos de estar para aqui com grandes teorias, o Arménio Carlos explicou de forma simples como se desmonta mais uma mentira governamental: empregos sazonais e aumento da emigração.
 
Se a emigração continuar a aumentar brutalmente, o desemprego vai continuar a diminuir em todas as variáveis comparativas manhosas que tu e os teus compinchas usam para atirar areia para os olhos dos portugueses. É esperar mais uns dez ou quinze anitos e já devemos estar abaixo dos 10% de desemprego e dos 9 milhões de habitantes. Seremos um agradável e falido país de velhos.
 
Quem queres enganar tu Hugo Soares? Pensas que estás a fazer de parvos os putos da tua concelhia?
 
Leia mais em Aventar
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana