domingo, 17 de novembro de 2013

Serviços Secretos Portugueses fornecem dados de Moçambique e Angola aos EUA

 


O SIS (Serviços de Informações de Segurança) e SIED (Serviço de Informações Estratégicas de Defesa) de Portugal colaboraram regularmente com a agência norte-americana de segurança NSA (National Security Agency) na partilha de dados sobre assuntos africanos, nomeadamente sobre Moçambique, Angola e Guiné-Bissau.
 
A denúncia é revelada na edição deste sábado do semanário português 'Expresso' que cita fontes seguras.
 
Embaraço com a revelação do 'Expresso' que poderá provocar reacções dos três PALOP (Países Africanos de Língua Portuguesa), o Governo português tentou desmentir afirmando que não existe colaboração institucional do SIS e SIED com a agência norte americana de Segurança NSA, numa nota enviada à agência Lusa pelo gabinete do Secretário-Geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP).
 
O gabinete do Secretário-Geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP), Júlio Pereira, 'reitera de forma peremptória que não existe qualquer cooperação institucional através do SIS e do SIED com a National Security Agency (NSA), tal como já foi referido por diversas vezes e por diversos meios', diz a nota.
 
Trata-se de primeira vez que o SIRP se pronuncia sobre o caso de uma eventual colaboração entre os serviços secretos portugueses e as agências norte americanas de informação.
 
A nota do gabinete de Júlio Pereira explica ainda que 'os serviços de informação portugueses agem no rigoroso cumprimento da Constituição, das normas legais que os enquadram e das diretivas aprovadas pelo Conselho Superior de Informações, sendo acompanhados pelo Conselho de Fiscalização do SIRP, eleito pela Assembleia da República'.
 
Depois do desmentido do SIRP, a Direção do 'Expresso' também emitiu uma nota reafirmando a veracidade da notícia.
 
'O Expresso reitera integralmente a notícia publicada este sábado sobre a partilha de informações com a NSA, podendo garantir que essa partilha foi regular e teve como principal objecto os PALOP, entre outros assuntos'.
 
De acordo com fontes do semanário, a colaboração com a NSA não envolvia partilha de dados provenientes de escutas nacionais, que, de resto, os serviços de informações portugueses não estão autorizados a fazer.
 
A NSA (Agência Nacional de Segurança americana) está envolvida no escândalo conhecido como 'caso Snowden', de escutas telefónicas nos Estados Unidos, na Europa e no mundo.
 
Na sua edição de 31 de Outubro passado, o jornal luso 'Diário de Notícias' informava que Portugal constava de uma lista de 20 países, quase todos europeus, que partilhavam dados com as agências norte americanas.
 
AIM
 
Relacionado em Página Global
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana