domingo, 8 de dezembro de 2013

Japão e Timor-Leste assinam acordo para reabilitar sistema de irrigação no país

 


Díli, 06 dez (Lusa) - O Japão e Timor-Leste assinaram hoje um acordo para reabilitar o sistema de irrigação em Buluto, a leste de Díli, no distrito de Manatuto, para melhorar as condições de vida da população naquela zona do país.
 
O acordo, que prevê uma intervenção no valor de cerca de 108 mil euros, foi assinado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros timorense, José Luís Guterres, e pelo embaixador do Japão em Díli, Yoshitaka Hanada.
 
"Esperamos que este projeto contribua para o aumento da produção de arroz em Timor-Leste", afirmou o embaixador japonês no final da assinatura do acordo.
 
O ministro timorense agradeceu a cooperação japonesa e destacou que é "muito produtiva e direcionada para a melhoria das condições de vida da população timorense".
 
Em comunicado, distribuído à imprensa durante a cerimónia, a embaixada do Japão refere que o objetivo do projeto é melhorar as condições de vida das pessoas, nomeadamente dos agricultores, e contribuir para aumentar a segurança alimentar do país.
 
"Com este projeto pretendemos construir um sistema de irrigação que controle as águas durante a época das chuvas e que forneça água durante a época seca", explica a embaixada do Japão.
 
Os governos do Japão e de Timor-Leste cooperam no setor económico, agrícola e na capacitação de recursos humanos do setor público com o objetivo de aumentar a produtividade agrícola, o emprego e a redução da pobreza.
 
MSE // JCS - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana