sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Moçambique: RAPTOS VOLTAM A ATERRORIZAR BEIRA E MAPUTO

 

Crime pandémico
 
O País (mz)
 
Uma criança aparentemente de oito anos de idade foi na tarde de ontem raptada na cidade da Beira por três indivíduos munidos de uma pistola.
 
Depois de uma relativa calmia de cerca de um mês e meio, os sequestros voltam a criar pânico nas cidades de Maputo e Beira. Só este ano, já foram sequestradas quatro pessoas, curiosamente, todas num espaço de uma semana, ou seja, entre os dias 10 e 16 de Janeiro em curso.
 
O primeiro caso relatado deste ano ocorreu no passado dia 10 de Janeiro em curso, quando um cidadão de ascendência hindu, identificado por Kishoor Chootalal, dono da “Casa Pandia”, destinada à venda de capulanas, foi raptado por indivíduos desconhecidos munidos de armas de fogo, na Avenida Filipe Samuel Magaia, próximo do Hotel Moçambicano. Os meliantes dispararam e feriram o motorista da vítima ora em parte incerta.
 
Dois dias depois, quatro indivíduos não identificados sequestraram um cidadão de nome de Nasser Momad, no bairro Bunhiça, no município da Matola.
 
Já no dia 15, um outro cidadão de ascendência hindu, identificado pelo nome de Subshash Chandra, foi raptado por cinco indivíduos desconhecidos munidos de uma arma de fogo do tipo AKM. Os sequestradores faziam-se transportar numa viatura de marca não apurada, no bairro de Sommerschild.
 
Menor raptado ontem na Beira
 
O quarto caso do ano deu-se ontem, no bairro de Esturo, quando, por volta das 15h00, um grupo composto por três indivíduos, dois negros e um mulato, ameaçou o motorista que transportava a criança e sua mãe, na porta do quintal da casa de um dos familiares, localizada naquela zona, munido de pistola, e sequestrou o menino.
 
Segundo Maite Paulo, motorista do carro, no momento que estes (mãe e filho) se preparavam para descer, depararam com os raptores, tendo estes ameaçado com uma pistola e de seguida desferido golpes ao condutor.
 
“Foi tudo rápido e não dispararam, só nos ameaçaram de morte. Nós saíamos de Palmeiras, em casa, para Esturo, na casa de um dos familiares da senhora. Quando estávamos mesmo prestes a descer do carro, vieram três senhores com uma pistola, bateram-me e ameaçaram a senhora e, de seguida, levaram a criança e o telemóvel da patroa”, contou.
 
O motorista afirma ainda que não conseguiu fixar a cara de nenhum deles e nem a matrícula do carro que os transportava. Aliás, avança com a hipótese dos raptores terem seguido o carro desde Palmeiras até Esturo.
 
“Suponho que eles nos seguiram desde Palmeiras. Quando nós estávamos a chegar, não vimos nenhum carro estacionado por perto. Quando parei o motor para que a senhora e seu filho descessem, surgiram aqueles homens com arma... foi tudo rápido que não sabemos explicar a origem do carro que os transportava”, disse.
 
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana