quinta-feira, 20 de março de 2014

Angola: PROVÍNCIA DA HUÍLA EXPLORA DIAMANTES



Domingos Mucuta, Lubango - Jornal de Angola

A prospecção de diamantes foi este ano alargada a toda a província da Huíla, anunciou em conferência de imprensa a directora provincial da Indústria, Geologia e Minas.

Paula Joaquim explicou, sem revelar os fundos envolvidos, que a actividade de prospecção em curso na província da Huíla visa confirmar fortes indícios da existência de diamantes no subsolo daquele território. Acções de prospecção, reconhecimento e avaliação dos novos recursos minerais decorrem em todos os municípios, com destaque para Quipungo e Matala, em resultado de estudos anteriores. Os trabalhos estão a cargo da empresa Gevale em simultâneo com as províncias do Cunene e Namibe.

A prospecção vai determinar, também, a quantidade e qualidade de diamantes existentes na Huíla para posterior exploração.

“Sabemos que existem diamantes na província da Huíla, mas são necessários estudos para sabermos se vale a apenas fazer-se uma exploração industrial. Todos tipos de investimento nesse sentido devem ser feitos com precisão”, disse.

A empresa Somepa aponta o próximo ano como o período indicativo para o arranque do projecto de exploração de ouro na localidade de Mupopo, município da Jamba mineira, disse Paula Joaquim.

Em declarações anteriores, a directora provincial afirmou haver um crescimento acentuado do sector industrial e mineiro na província, fundamentalmente no segmento da construção civil e exploração de rochas ornamentais.

Crescimento 

Ao falar sobre o desenvolvimento do sector depois da paz, em 2002, disse ter-se registado a abertura de unidades de indústria pesada e ligeira, com destaque para o ramo alimentar, do engarrafamento de água e materiais de construção. “A Huíla possuía 20 fábricas (em 2002). Actualmente, contamos com 42 unidades fabris espalhadas por 14 municípios, graças, também, ao financiamento do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), que tem estado a ajudar os empresários nacionais”, realçou.

Paula Joaquim disse que  o parque da Huíla tende a crescer, pois está em curso a legalização de mais seis unidades fabris, cujos pedidos estão em análise no seu gabinete.

Sem comentários:

Mais lidas da semana