quinta-feira, 15 de maio de 2014

Timor-Leste: POEIRA EM DÍLI, VISTOS, ADVOGADOS, HIV-SIDA




Comunidades preocupadas com a poeira na cidade

15 de Maio de 2014, 16:55

O projecto de emergência de reabilitação das estradas na cidade de Díli está a ter um impacto muito negativo na  saúde da população de Díli, devido à poeira que se levanta um pouco por toda a cidade, resultado das obras, segundo o Suara Timor Lorosae.

As comunidades do suco de Bebonuk sentem-se tristes e lamentam que com a construção das estradas na cidade, existe poeira em todo o lado que é prejudicial à saúde das pessoas.

As mesmas pedem ao Estado para não reabilitarem só as estradas principais, públicas mas também as do sucos.

SAPO TL com STL 

Estrangeiros usam vistos turísticos para fazerem negócio

15 de Maio de 2014, 10:21

Os estrangeiros, nomeadamente os chineses, estão a entrar em Timor-Leste com visto turístico, para depois abrirem o seu negócio, segundo o deputado Manuel Gaspar da comissão B que trata dos assuntos dos Negócios Estrangeiros, Defesa e Segurança Nacional, segundo o Suara Timor Lorosae.

Manuel Gaspar disse que o  Ministério do Comércio, Indústria e Ambiente (MCIA) e a Polícia de Imigração não estão a fazer o seu trabalho com sucesso, pois os estrangeiros, particularmente os chineses,  entram com o visto turístico, com o objectivo depois de instalarem no país e depois abrirem o seu negócio o que faz com que a economia do país não avance.

O deputado da bancada da CNRT Cesar Valente disse que a culpa não é da parte de imigração porque quando eles entram para o país apresentam um visto legal, e só após disso é que tratam da documentação para serem empresários e estabelecerem as suas lojas.

SAPO TL com STL 

Governo tailandês compromete-se a apoiar Timor-Leste no combate do vírus HIV-SIDA

15 de Maio de 2014, 12:28

A Tailândia assumiu um compromisso de apoiar Timor-Leste com recursos humanos no combate ao vírus HIV/SIDA em Timor-Leste, disse Daniel Marçal, secretário executivo da Comissão Nacional para o combate do vírus HIV/SIDA no país, após reunião com a delegação do Estado tailandês, no salão do vice-primeiro ministro, segundo o Suara Timor Lorosae.

Daniel Marçal está neste momento a trabalhar para tentar reduzir a doença/vírus HIV/SIDA com o apoio da Tailândia, com recursos humanos.

“O governo tailandês tem o compromisso de apoiar Timor-Leste através de recursos humanos, que irão desenvolver um programa que poderá reforçar a nossa instituição no futuro”, disse o secr. executivo da Comissão Nacional para o combate ao HIV.

O mesmo acredita que com apoio dado pelo governo tailandês, a instituição que é liderada por ele poderá ter sucesso no futuro, pois há muitas pessoas que querem que a doença, vírus não aumente.

SAPO TL com STL 

Abreu e C&C Advogados garante formação de quadros em parceria com UNTL

14 de Maio de 2014, 14:07

A Universidade Nacional de Timor Lorosa'e e a Abreu e C&C Advogados de Timor-Leste assinaram ontem um protocolo de cooperação por 5 anos, nas áreas da formação, qualificação de quadros e investigação na área do Direito em Timor-Leste.

Este protocolo marca o início de uma parceria de longo prazo que visa o desenvolvimento do ensino do Direito em Timor-Leste e a formação de profissionais timorenses.

A Universidade Nacional de Timor Lorosa'e foi representada pelo seu Reitor, Aurélio Guterres, estando presentes os Vice-Reitores, Pró-Reitores, a Decana da Faculdade de Direito, Maria Ângela Carrascalão e os Vice-Decanos da mesma Faculdade.

A Abreu e C&C Advogados - Timor–Leste, uma sociedade que nasceu da parceria da Abreu Advogados, de Portugal, e da C&C Advogados, de Macau, foi representada pelos seus sócios, Inês Sequeira Mendes e Manuel Andrade Neves, que se deslocaram de Lisboa para o evento.

Para Aurélio Guterres, Reitor da UNTL, este protocolo assinala o início de um trabalho conjunto de formação que deverá também abranger a formação de professores e a organização de palestras regulares com advogados da Abreu e C&C Advogados.

Foi também reforçado o interesse na entrega de livros jurídicos e obras científicas aos melhores alunos do curso de direito da UNTL. Algumas destas obras são desenvolvidos e editadas pela própria sociedade de advogados.

Manuel Andrade Neves sublinhou a importância deste protocolo que estabelece uma ligação entre Timor-Leste, Portugal e Macau, destacando que ao longo dos últimos anos têm feito uma forte aposta na formação, sendo que em Portugal esta sociedade de advogados conta já com cerca de 60 advogados que também leccionam.

Após a assinatura do protocolo Aurélio Guterres entregou a Manuel Andrade Neves uma caixa forrada a tais que continha café de Timor, um acto simbólico para assinalar o início do trabalho conjunto entre as duas instituições.

Sapo TL

*Título do compacto PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana