quinta-feira, 19 de junho de 2014

MÁRIO SOARES ESTÁ ENGANADO. ANTÓNIO COSTA É DE DIREITA



Bocas do Inferno

Mário Motta, Lisboa

Mário Soares disse ontem que “com António Costa PS não estará feito com a direita” - TSF. Pelo visto Mário Soares não tem conhecimento de determinadas ações do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, que são vincadamente de direita e até de uma direita bastante salazarista. Saberá Mário Soares que sob a presidência de António Costa a CML/Gebalis retira casas a emigrantes? O regime de Salazar usava políticas semelhantes mas… António Costa? Acrescente-se que a corroborar tais políticas de despejos compulsivos também a vereadora da habitação na CML, Helena Roseta tem as suas responsabilidades, provavelmente a percentagem de responsabilidades é de 50% para a senhora vereadora e outros 50% para o “socialista” Costa. Sabemos que a vereadora veio da direita e que os seus tiques de direita se desvaneceram mas são naturalmente intrínsecos, passeie-se ela ou não por “repentes” de uma esquerda moderada. O que é de lamentar é que numa autarquia com presidência dita socialista retirarem casas a emigrantes por estes não as habitarem permanentemente, excepto quando vêm a Portugal (duas ou três vezes por ano), apesar de terem por fito regressar a Portugal definitivamente assim que possível.

O aqui alegado não é “boca” mas sim um facto. Inferno é para o emigrante que regressou a Portugal e viu a sua casa (CML/Gebalis) com a porta chapeada e selada. Procurou saber o que se passava. Informou-o a Gebalis: “A sua casa foi assaltada na sua ausência e porque não reside lá permanentemente foi-lhe retirada. Vandalizaram a casa e o recheio, certamente roubaram alguns dos seus pertences e o restante está num dos nossos armazéns”.

Seria hilariante se não fosse tão triste e salazarista. O emigrante expôs à Gebalis a razão da sua ausência por muitos meses num ano. “É que estou a trabalhar num país da UE mas não tenho lá casa e vou regressar definitivamente em breve. Até porque estou a ficar doente. E agora? Quando regressar vou morar para onde?”, questionou. Resposta: “Isso é consigo. Por nós não tem direito à casa. O que pode é ir buscar as suas coisas ao armazém”, disse a Gebalis.

O assunto foi exposto à vereadora Helena Roseta, da CML. Foi uma resposta idêntica. Com a alegação de que “existem cerca de 3.000 famílias à espera de habitação social e por isso o referido emigrante não tem direito à habitação em questão…” Assunto encerrado.

Quer dizer: Assaltam e vandalizam a casa do desgraçado que saiu de Portugal por não encontrar trabalho e que no país de acolhimento se sujeitou a vicissitudes inerentes a trabalhador indiferenciado para sobreviver, vivia (vive) num quarto minúsculo e conta regressar para a sua casa em Portugal (onde vivia solitariamente). E vai daí uns energúmenos roubam-no e para corolário a CML retira-lhe a casa!

Este drama começou há cerca de três anos. O emigrante viu-se impossibilitado de regressar por não ter onde morar. Adoeceu de modo irreversível no país de acolhimento, para onde emigrou, está incapacitado de trabalhar (reconhecido por junta médica em Inglaterra). Sobrevive do equivalente ao Rendimento Social de Inserção naquele país… mas em Portugal tem tempo de descontos e direito a reforma (pequena, já se sabe). Reforma que o impossibilitará de pagar uma renda de casa (que não em habitação social) ou um quarto minimamente condigno. O português emigrante a quem assaltaram a casa, roubaram e destruíram os seus pertences, a quem a CML despejou da casa, foi condenado por António Costa (em última análise) ao desterro num país frio que ainda lhe agrava mais o estado de saúde e de incapacidade. Tudo porque perseguiu o seu instinto de sobrevivência e de amealhar uns cobres quase na velhice, tendo emigrado pela falta de empregos no seu país. País em que serviu militarmente nos fuzileiros e para que contribuiu sempre com os esforço da sua profissão na construção civil. E agora deram-lhe um pontapé no traseiro. Só não disseram frontalmente: “Está velho, arrumado, não nos venhas para cá pesar. Fica lá pela velha Albion e morre enregelado porque em Portugal nem um chavo tens para pagar uma renda normal, além disso está doente e virás pesar (dar despesa) ao Serviço Nacional de Saúde)”. Não disseram. Mas provavelmente é aquilo que pensam. Pelo menos assim agem. Quem? Helena Roseta, António Costa, a Gebalis, a CML.

E então, dr. Mário Soares, António Costa não é de direita?

Assiste ainda dizer que a casa que era do emigrante continua desabitada, apesar das tais alegadas três mil famílias que precisam de habitação social e assim requereram - números de há cerca de dois anos, segundo o gabinete da vereadora Helena Roseta.

Quantos casos de injustiças e políticas salazaristas existem por decisão dos “democratas” e “socialistas” alapados na CML?

E então? António Costa não é de direita?

Pelo visto e sabido o dr. Mário Soares está enganado relativamente a António Costa. É certo que António José Seguro está muito longe de ter qualidades para ser secretário geral do Partido Socialista e vir a ser eleito primeiro ministro mas pelo narrado e por outras também António Costa não preenche os requisitos que garantam aos portugueses que é um homem de esquerda capaz de pôr em prática, por exemplo, o direito inalienável à habitação que a Constituição da República Portuguesa inscreve. Ou se não, não andaria a retirar casas a emigrantes e a outros portugueses que se fartam de “esgravatar” em trabalhos e empregos quase sem regras para conseguirem sobreviver. 

E então, dr. Mário Soares, senhores, António Costa não é de direita? Se não é faz por ser e o pendor da CML, neste caso relatado, como em outros, de socialista nada tem mas sim de uma ideologia e execução de direita. Quem, na atualidade, no Partido Socialista é realmente socialista e de esquerda pronto a dar ao PS o seu cariz da fundação e vir a ser primeiro ministro (ou presidente da CML)?

*Bocas do Inferno é uma nova rubrica ou tendência a constar no Página Global e a que foi entregue essa denominação. Bocas sobre a realidade, a opinião, o que se entende ou presume.

Sem comentários:

Mais lidas da semana