segunda-feira, 2 de junho de 2014

Romance "1984" de Orwell e "Jogos da Fome" são inspiração contra militares




Banguecoque, 2 jun (Lusa) - O romance "1984" de George Orwell ou a trilogia "Jogos da Fome" estão a servir inspiração aos tailandeses que protestam de maneira pacífica contra o golpe de Estado militar que depôs o governo eleito do país.

Desde quase há uma semana pequenos grupos de cinco pessoas, número limite de reunião de pessoas imposto pela lei marcial em vigor, juntam-se diariamente para ler excertos do clássico sobre regimes totalitários "1984", de George Orwell.

Estes pequenos grupos são normalmente formados por jovens universitários e reúnem-se em interfaces de transportes públicos no centro de Banguecoque.

"Os militares exercem pressão sobre os meios de comunicação social para que não se publiquem notícias negativas sobre o golpe de Estado. Pode comparar-se esta forma de atuar à do 'Ministério da Verdade' no 1984", disse, citado pela agência espanhola EFE, Nithipat Kanishthanon, estudante de direito.

No clássico de Orwell, o "Ministério da Verdade" dedica-se a manipular ou destruir documentos históricos de todo o tipo para conseguir que os acontecimentos do passado coincidam com a versão oficial da História mantida pelo Estado.

No domingo, uma centena de manifestantes anti-golpe mostraram um cartaz a preto e branco em frente a um centro comercial, em que aparecia o rosto do general Prayuth Chan-ocha, chefe do Exército tailandês e líder do golpe de Estado, com a legenda "Tailândia 1984".

"O golpe de Estado é a paz. As eleições são a escravatura. A lealdade é a força", realçava ironicamente o cartaz.

As autoridades militares obrigaram à evacuação do centro comercial e fecharam o local por várias horas, perante o espanto dos turistas presentes.

"Não entendo como podem desocupar um centro comercial inteiro por causa de uma manifestação pacífica de poucas pessoas", disse Andrea Dolino, turista italiano chegado há três dias a Banguecoque.

Durante os protestos, várias pessoas começaram a levantar o braço e a mão com três dedos apontados para cima, um gesto semelhante ao utilizado nos filmes inspirados na saga "Jogos da Fome", de Suzanne Collins.

Nos livros, o gesto é um sinal de respeito aos falecidos e de solidariedade entre gente comum. Tal como na ficção, as autoridades começaram a reprimir as pessoas que faziam o gesto.

Uma mulher que fez a saudação foi presa por polícias à paisana que se encontravam entre os manifestantes, de acordo com diário local 'Bangkok Post'.

Desde que o exército assumiu o controlo do governo, em 22 de maio, os militares têm exercido práticas de censura nos meios de comunicação social locais e internacionais.

Canais locais com clara filiação política, como a BlueSky ou a Asia Network, não retomaram as suas emissões desde o golpe de Estado, e canais internacionais como a BBC ou a CNN continuam censuradas.

A Tailândia atravessa uma crise política constante desde o golpe de Estado que depôs o Governo do antigo primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, em 2006.

Desde então, detratores e apoiantes de Shinawatra, respetivamente "camisas amarelas" e "camisas vermelhas", têm saído à rua para tentar derrubar os sucessivos Governos do país.

O golpe de Estado liderado por Prayuth Chan-ocha, figura próxima da casa real tailandesa, deu-se depois de manifestações contra o Governo de Yingluck Shinawatra, irmã de Thaksin, que causaram 28 mortos e mais de 800 feridos.

Os militares tailandeses protagonizaram 19 tentativas de golpe de Estado desde o fim da monarquia absoluta em 1932, sendo que 12 tiveram êxito.

JZE/JMR // JMR - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana