sábado, 12 de julho de 2014

Presidente de São Tomé e Príncipe marca eleições para 12 de Outubro




O Presidente de São Tomé e Príncipe, Manuel Pinto da Costa, marcou para o dia 12 de outubro as eleições legislativas e para os órgãos do poder autárquico e regional.

"No exercício das competências constitucionalmente atribuídas ao Presidente da República decidi marcar para o próximo dia 12 de Outubro as eleições dos deputados à Assembleia Nacional e para os órgãos do poder regional e autárquico", declarou Pinto da Costa, numa comunicação hoje à noite à nação.

O chefe de Estado são-tomense explicou a escolha da data com o facto de a lei eleitoral em vigor determinar que a eleição da Assembleia Nacional se realize "entre 22 de Setembro e 14 de Outubro do ano correspondente ao termo da legislatura, salvo no caso de a eleição decorrer de dissolução".

"Todos os partidos, com exceção do ADI, se pronunciaram favoravelmente quanto à realização das eleições no período previsto na lei", acrescentou o chefe de Estado, acrescentando que "houve também um consenso generalizado quanto à realização em simultâneo dos três atos eleitorais decorrente do adiamento das eleições autárquicas e regionais que não se puderam realizar em 2013".

Durante a sua comunicação, o Presidente são-tomense esclareceu que, "realizado o recenseamento eleitoral e a indispensável atualização dos cadernos eleitorais, e estando asseguradas as condições financeiras necessárias, o país está em condições de realizar eleições".

No dia 12 de Outubro, os eleitores são-tomenses vão as urnas, pela primeira vez, eleger em simultâneo os deputados da assembleia nacional, os órgãos do poder autárquico e regional".

Pinto da Costa considerou que a simultaneidade dos três atos eleitorais "requer uma responsabilidade acrescida de esclarecimento dos eleitores sobre o que está em causa nos diferentes atos eleitorais".

O chefe de Estado apelou para que as campanhas eleitorais "se realizem num clima de tranquilidade, elevação e respeito pelas naturais diferenças, de modo a que possam ser debatidos os reais problemas que afetam os santomenses e o futuro do país".

Pinto da Costa sublinhou que "votar é um dever e um direito cívico" e apelou à participação dos eleitores, porque "está em causa o seu futuro e o futuro de São Tomé e Príncipe".

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana