segunda-feira, 11 de agosto de 2014

TRAFICANTES DE PESSOAS USAM VASTO LEQUE DE RECRUTAMENTO




Luanda - Os traficantes de seres humanos utilizam as tecnologias de informação e comunicação, na selecção e recrutamento das suas vítimas, afirmou a oficial de programas da Organização Internacional de Migrações, Lerena Pinto.

“Na sua generalidade, usam um vasto leque de estratégias de recrutamento, como as redes de contactos pessoais, meios de comunicação, com maior predominância para os jornais, internet e rádio”, explicou a propósito do tema o “tráfico de seres humanos e suas consequências”.

De acordo com a especialista em questões de tráfico de pessoas, o consentimento das vitimas é obtido através da coerção, indução em erros e acções abusivas pelos traficantes.

Lerena Pinto apontou a pobreza extrema, falta de oportunidades, elevados indicies de desemprego, conflitos sociais e políticos como as causas do tráfico de pessoas, associadas as práticas sociais e culturais, marginalização/subordinação de mulheres e jovens raparigas.

O tráfico de pessoas, na óptica de Lerena Pinto, tem como consequências o abuso, coerção, situação ilegal no país de destino das vitimas.

Na sua generalidade, as vítimas são tratadas como criminais e correm perigo de morte, assim como são sujeitos a contraírem doenças graves.

Os mesmos enfrentam dificuldades de reintegração e estigmatização, após o retorno as comunidades de origem.

Na foto: LERENA PINTO - OFICIAL DE PROGRAMAS DA OIM / LINO GUIMARÃES

Angop

Sem comentários:

Mais lidas da semana