terça-feira, 16 de setembro de 2014

Portugal - Declarações: "Pela saúde do sistema", Cavaco poderá antecipar legislativas




No programa ‘Falar Claro’ da Rádio Renascença, o social-democrata Morais Sarmento, analisando aquela que tem sido a atuação do Presidente da República ao longo dos seus dois mandatos, disse acreditar que Cavaco Silva quer uma mudança na liderança dos dois maiores partidos portugueses, pois só dessa forma poderá existir um “entendimento de regime”. Assim, concluiu, o Chefe de Estado poderá convocar eleições antecipadas.

Morais Sarmento disse, no programa ‘Falar Claro’ da Rádio Renascença, que no final do ano haverá uma “enorme pressão” para que as eleições legislativas sejam antecipadas.

“Conhecendo a leitura que o professor Cavaco Silva faz do que é o papel do Presidente da República, a disponibilidade que mostrou o ano passado para que houvesse eleições antecipadas uma vez ultrapassado o período de troika, leva-me a crer que Cavaco Silva não deve estar muito interessado em que as eleições presidenciais sejam uma espécie de extra das legislativas”, explicou.

Concluindo o seu raciocínio, o social-democrata acredita que “por razões de saúde do sistema vai tentar afastar” as duas eleições.

Assim, o cenário de eleições antecipadas é quase uma certeza para Morais Sarmento que refere também que a decisão de Cavaco Silva terá por base ainda o facto de o Presidente da República saber que é preciso “mudar as lideranças” dos dois maiores partidos, caso contrário não será possível chegar a um “acordo de regime”.

Notícias ao Minuto

Leia mais em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana