terça-feira, 25 de novembro de 2014

Aguiar-Branco inicia hoje visita a Timor-Leste com cooperação militar na agenda




Lisboa, 25 nov (Lusa) - O ministro da Defesa português, José Pedro Aguiar-Branco, inicia hoje uma visita oficial de dois dias a Timor-Leste, a convite do primeiro-ministro e seu homólogo timorense, Xanana Gusmão, e na qual será discutida a cooperação militar.

Esta deslocação de Aguiar-Branco ocorre depois de, no início do mês, o Governo de Timor-Leste ter ordenado a expulsão, no prazo de 48 horas, de oito funcionários judiciais, cinco juízes e uma procuradora portugueses, um procurador cabo-verdiano, e um oficial da PSP.

A este propósito, o ministro da Defesa disse, a 10 de novembro no parlamento, esperar que a suspensão da cooperação com Timor-Leste na área da Justiça que se seguiu a estas expulsões não afete a cooperação técnico-militar entre os dois países.

O Governo de Timor-Leste afirmou na segunda-feira em comunicado que a assistência de Portugal ao setor da defesa é "muito apreciada" e que aguarda com expetativa a visita do ministro da Defesa português, José Aguiar-Branco.

Em Díli, Aguiar-Branco terá uma reunião bilateral com o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, que é simultaneamente ministro da Defesa e Segurança de Timor-Leste, estando prevista a assinatura de um memorando de entendimento entre os dois países, de acordo com o programa da visita, divulgado pelo Ministério da Defesa Nacional português.

Este memorando relativo ao Centro de Língua Portuguesa vai ter como missão a promoção do ensino da língua portuguesa aos militares timorenses.

Timor-Leste vai financiar a construção e equipamentos do centro, Portugal vai apoiar na construção e equipamento e criar os programas e conteúdos educacionais, segundo o comunicado do governo timorense, em que se sublinha que os formadores e monitores vão ser disponibilizados por Lisboa.

Do programa de Aguiar-Branco consta igualmente um jantar oferecido por Xanana Gusmão e, já na quarta-feira, uma audiência com o Presidente da República, Taur Matan Ruak, um encontro com o Chefe das Forças de Defesa de Timor-Leste, Major-General Lere Anan Timur, e uma visita ao Instituto de Defesa Nacional.

A cooperação no setor da defesa entre os dois países começou em 2002.

O Programa Quadro de Cooperação Técnico-Militar luso-timorense para o período até 2016 foi assinado em fevereiro deste ano em Lisboa.

ACL/MSE/SMA // JPS

Ministro da Defesa escusa comentar detenção de antigo primeiro-ministro português

Díli, 25 nov (Lusa) - O ministro da Defesa, Aguiar Branco, escusou-se hoje em Díli, Timor-Leste, a comentar a detenção do antigo primeiro-ministro português José Sócrates por suspeita de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção.

"Como sabe eu julgo que este não é o momento, nem a circunstância aqui em Timor para me pronunciar sobre esta matéria", afirmou o ministro, em declarações aos jornalistas no hotel, após um encontro com o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão.

Três dias depois de ter sido detido em Lisboa, o ex-primeiro-ministro ficou segunda-feira em prisão preventiva por indícios de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção, mas o seu advogado já anunciou que vai recorrer.

O ministro português chegou hoje a Díli para uma visita de menos de 24 horas para reforço da cooperação entre os dois países no setor da Defesa.

No encontro com Xanana Gusmão, Aguiar Branco assinou um memorando de entendimento para a criação de um centro de língua portuguesa no centro de formação militar de Metinaro.

Durante a sua estada em Díli, o ministro da Defesa português vai também reunir-se com o Presidente timorense, Taur Matan Ruak, com o chefe das Forças de Defesa de Timor-Leste, general Lere Anan Timur, e visitar o Instituto de Defesa Nacional.

MSE // PGF

Sem comentários:

Mais lidas da semana