domingo, 30 de novembro de 2014

Centenas de manifestantes pró-democracia enfrentam a polícia em Hong Kong




Hong Kong, China, 30 nov (Lusa) -- Centenas de manifestantes pró-democracia em Hong Kong enfrentaram a polícia numa nova escalada da tensão na noite de hoje, com os agentes a dispararem gás lacrimogéneo contra os estudantes que tentavam cercar a sede do governo.

Pelo menos uma dezena de manifestantes foi detida, segundo a Federação de Estudantes de Hong Kong, que juntamente com o movimento Scholarism convocou o protesto.

No entanto, algumas testemunhas disseram à agência noticiosa espanhola EFE que o número de detidos é superior a 20 e que várias outras ficaram feridas.

"Quero verdadeira democracia", "Cercar a sede. Paralisar o governo", gritavam os manifestantes, enquanto a polícia, que destacou perto de três mil agentes para a zona, lhes pedia através de altifalantes que dispersassem.

Além dos manifestantes que se encontravam na linha da frente, vários milhares de pessoas ocupavam o parque Tamar perto da sede do governo.

O número de manifestantes tem vindo a diminuir desde que os protestos em massa começaram há dois meses, exigindo eleições livres em 2017 para a liderança da cidade chinesa semiautónoma.

A China recusa ceder e o apoio do público tem diminuído devido à ocupação de importantes vias da cidade, que prejudica o quotidiano dos habitantes.

Os confrontos entre os manifestantes pró-democracia e a polícia na madrugada de sábado causaram 10 feridos e 28 pessoas foram detidas.

PAL

Sem comentários:

Mais lidas da semana