segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Macau: Convocada manifestação contra deputado apologista da violência doméstica




O grupo Consciência de Macau convocou uma manifestação para o próximo sábado contra as declarações do deputado Fong Chi Keong de apologia à violência doméstica e também para exigir o fim dos deputados nomeados pelo chefe do Executivo.

Na passada segunda-feira, Fong Chi Keong disse, durante o debate sobre a lei contra a violência doméstica, que nesse dia foi aprovada na generalidade na Assembleia Legislativa, que discordava da política de "tolerância zero" anunciada pelo Executivo para este tipo de crimes.

"Se o marido ralhar e a mulher não refilar, não vai sofrer consequências. Quando o filho é desobediente, dá-se duas chapadas ao filho, ou não?", disse.

O deputado desvalorizou também situações de violação no casamento. "Abuso sexual entre cônjuges? Não sei. Para mim é uma necessidade. Para que é que se casaram? Não foi para suprir essa necessidade? Se o marido quer e a mulher diz que está ocupada, claro que vai dar problema", afirmou no hemiciclo.

As declarações do deputado, nomeado pelo chefe do Executivo, geraram uma onda de indignação. Imediatamente surgiu uma petição, promovida pela Associação de Educação de Género de Macau, exigindo um pedido de desculpas público. Esta missiva foi apoiada por 21 associações locais e conta, até à data, com 6.382 assinaturas.

Em declarações ao jornal Ponto Final, Sulu Sou, membro da Consciência de Macau e principal promotor do protesto de sábado, dia 24, explicou que, tão importante como repudiar as declarações de Fong, é acabar com o sistema de nomeados -- atualmente, a Assembleia de Macau inclui deputados eleitos pela população (14), eleitos por associações (12) e nomeados pelo chefe do Executivo (7).

"Apesar de a população estar a prestar atenção apenas a Fong Chi Keong, por causa da violência doméstica, esta manifestação tem um significado bastante maior", sublinhou o jovem ativista.

A manifestação ‘Love me. Don't beat me’ (‘Ama-me. Não me batas’) esta marcada para dia 24, às 15:00 (07:00 em Lisboa) na Praça do Tap Seac. Até agora, 385 pessoas garantiram presença através da página do evento criada no Facebook.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana