sábado, 28 de fevereiro de 2015

Portugal – Militares. Lima Coelho diz que Aguiar-Branco foi "habilidoso, mentiroso e cobarde"




O presidente cessante da Associação Nacional de Sargentos (ANS), Lima Coelho, acusou hoje o ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, de ser "habilidoso, mentiroso e cobarde" a propósito das conversações para a revisão do Estatuto dos Militares.

"Custa-me muito dizer isto, mas foi habilidoso, foi mentiroso e foi cobarde", afirmou o sargento-mor, tendo sido aplaudido de pé por uma parte da plateia que assistia ao seu discurso, na cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais da ANS para o biénio 2015/2016, no Centro Cultural Casapiano, em Belém.

Na sua intervenção, António Lima Coelho pediu ao diretor-geral de Recursos do Ministério da Defesa, Alberto Coelho, presente na audiência, para transmitir uma mensagem a Aguiar-Branco.

"Que [o ministro da Defesa] tenha a coragem de nos receber", afirmou o líder associativo, que pediu desculpa por abordar o tema e "fazer todo o historial".

"Mas é bom que fique claro quem é que não está a falar verdade", justificou.

Lima Coelho lamentou a ausência do ministro da Defesa na cerimónia e acusou-o de fugir reiteradamente ao contraditório, criticando as suas recentes declarações em Mafra, onde afirmou que foram pedidos contributos às três associações para a revisão do Estatuto dos Militares das Forças Armadas (EMFAR).

Segundo Lima Coelho, esse pedido de contributos às associações, que não tinha por base "qualquer documento", foi feito no final de 2013 e respondido por carta a 6 de dezembro desse ano, manifestando abertura para participar num eventual processo de revisão ou integrar um grupo de trabalho.

Na sua intervenção apelou também aos representantes dos chefes militares na audiência para que seja travado o novo EMFAR, "uma indignidade" para as Forças Armadas.

O novo presidente da ANS, hoje empossado, é o sargento-chefe José Gonçalves.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana