quinta-feira, 2 de abril de 2015

Angola. OCUPAÇÃO DE TERRAS TORNOU-SE NEGÓCIO PARA GRUPO DE OPORTUNISTAS




O ministro do Urbanismo e Habitação, José Silva, reafirmou, em Luanda, existir "um grande aproveitamento" em relação à concessão de terrenos no país, transformando-a num negócio para "um grupo de oportunistas".

O ministro do Urbanismo e Habitação, que falava à Angop para avaliar o desempenho do sector em 40 de independência, recordou que, devido a esta questão, se realizou, em 2014, um seminário encabeçado pela "Casa Civil do Senhor Presidente da República, que abordou a temática de ocupação anárquica dos terrenos.

Esclareceu que, na actividade, mais do que a limitação de áreas, se fez a identificação clara das entidades concedentes, pois, hoje, independentemente da procura legítima dos espaços, a ocupação de terrenos transformou-se num negócio para um grupo de oportunistas.

"Nós assistimos a uma grande anarquia ao nível de quem tem o poder de conceder, o que é que pode conceder ao nível do Direito Fundiário, e há um grande aproveitamento, por parte de grupo de pessoas. Hoje isso, independentemente da procura legítima dos espaços, transformou-se num negócio para um grupo de oportunistas" - realçou.

Na visão do governante, o que se verifica, mais do que essas inovações, é também o incumprimento daquilo que está preconizado na Lei.

De qualquer forma, recordou, há recomendações no sentido de articular esses dois documentos ou diplomas, quer a Lei do Ordenamento do Território e Urbanismo quer a Lei de terras, para existir um ajustamento do ponto de vista constitucional e daquilo que são os desafios actuais "face a essa ocupação anárquica, face à ocupação também ociosa de terras".

Angop/Novo Jornal

Sem comentários:

Mais lidas da semana