sexta-feira, 10 de abril de 2015

Tailândia repatria 68 pescadores explorados em barcos na Indonésia




Banguecoque, 10 abr (Lusa) -- A Tailândia repatriou 68 pescadores tailandeses que estavam a ser explorados, em situações descritas como de escravidão, em barcos no leste da Indonésia, informa hoje a imprensa.

O avião C130 das forças armadas tailandesas aterrou, esta quinta-feira, no aeroporto de Don Muang com os pescadores que foram resgatados das ilhas indonésias de Ambon, Benjina, Dobo e Tuan, onde muitos eram vítimas de tráfico humano, a bordo.

Segundo as autoridades, muitos dos barcos recorriam a pescadores tailandeses, birmaneses e laosianos para pescar ilegalmente.

"Era um trabalho incrivelmente duro. Às vezes, tinha que trabalhar sem dormir durante uma semana", disse Phongsathon Bunon, de 19 anos, um dos tailandeses resgatados.

O jovem relatou que se alistou voluntariamente num barco de pesca com 13 anos, sem imaginar quão duras seriam as condições e sem saber que não tinha possibilidade de regressar a casa.

Organizações como a Human Rights Watch têm denunciado reiteradamente as más práticas de alguns pesqueiros em águas do sudeste asiático, com situações de grave exploração laboral e mesmo mortes.

DM // JCS

Sem comentários:

Mais lidas da semana