sexta-feira, 15 de maio de 2015

Portugal. COMO O ANTIGO DIRETOR DO MAI LESOU O ESTADO




João Correia (à esquerda na foto) está acusado de 83 crimes que englobam corrupção passiva, corrupção ativa, branqueamento de capitais, falsificação de documentos, entre outros.

As obras no edifício do antigo Governo Civil de Aveiro ou a remodelação da esquadra da PSP na Rua da Prata, na baixa lisboeta, são apenas alguns dos exemplos apontados na acusação do Departamento Central de Investigação e Ação Penal a que o semanário SOL teve acesso.

Segundo o mesmo documento, o antigo diretor-geral de Infraestruturas e Equipamentos (DGIE) do Ministério da Administração Interna tinha nove cúmplices, entre arquitetos, empresários, projetistas e dois funcionários da DGIE – todos eles arguidos no processo.

De acordo com o semanário SOL, o esquema passava por fracionar as obras para que pudessem ser alvo de ajuste direto. Mas não só. Os preços dos materiais e das intervenções eram inflacionados e os valores conseguidos com esta fraude eram então distribuídos entre os arguidos.

A título de exemplo, as obras no edifício do antigo Governo Civil de Aveiro causaram ao Estado um prejuízo de mais de 90 mil euros, enquanto a intervenção na esquadra da PSP na Rua da Prata ascendeu aos 50 mil euros.

Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana