domingo, 6 de setembro de 2015

Angola. SIC INVESTIGA E AMEAÇA TAMBÉM EM PORTUGAL




Ameaças anónimas, mesmo que escon­didas com o rabo de fora, são habituais. Fazem, aliás, parte da galeria de tro­féus de qualquer jorna­lista que teime, como é o caso aqui no F8, em dar voz a quem a não tem. Mas o regime está a ir mais longe. Já faz amea­ças concretas também Portugal.

Por mail e por sms, mas também através de ope­racionais no terreno, elementos afectos à Pro­curadoria-Geral da Re­pública e ao Serviço de Investigação Criminal fazem de Portugal uma coutada, mostrando com aparente impunidade uma noção de democra­cia e de Estado de Direi­to similar à da Coreia do Norte.

As autoridades portu­guesas garantem, contu­do, que esses “cidadãos estão, ou passam, por Portugal como qualquer outro cidadão angolano, não podendo exercer qualquer tipo de inves­tigação ou acto similar que não seja através das instituições portuguesas e cumprindo os trâmites legais”.

Como se sabe, isso não os impediu de “interro­gar”, em Lisboa, Alberto Neto em relação à deten­ção – em Luanda - dos jovens activistas.

“Não se tratou de um in­terrogatório formal, mas apenas de uma conversa voluntária entre Alber­to Neto e os senhores Luciano Chaca, vice­-procurador-geral da República, e João Pedro, responsável pela ope­ração de detenção dos jovens em Luanda, pelo que não teve, não tem, nem terá qualquer vali­dade jurídica”, afirmou ao Folha 8 fonte ligada ao Ministério Púbico português, acrescentan­do que as “autoridades portuguesas” acompa­nharam “necessariamen­te” este caso.

Certamente para renta­bilizar a ida a Portugal, o staff do regime aprovei­tou para recolher infor­mações pormenorizadas sobre moradas e locais frequentados por alguns dos colaboradores do F8, estendendo a “investiga­ção” também à zona do Porto. Esta informação foi-nos confirmada por fontes ligadas à Embai­xada de Angola, em Lis­boa, e aos serviços por­tugueses de informação.

Bem vistas as coisa, nada disto é novo. Sabemos, aliás, que o regime já elaborou um plano e já estão contratados os as­sassinos, para eliminar sem deixar rastos, pelo menos dois jornalistas do F8.

“Como eles não querem vender o órgão, vamos acabar com a cabeça, para imobilizar o corpo todo, pois continuam a fazer estragos na ima­gem do camarada Pre­sidente e do governo”, lê-se num informe dos Serviços de Inteligência.

Os visados neste plano macabro agendado para este ano, são os habi­tuais, nomeadamente, o nosso director, William Tonet “pela rudeza dos escritos, no seu jornal, onde não falta a regu­laridade de publicação de segredos do Estado, calúnia e difamação, contra o camarada Pre­sidente José Eduardo dos Santos, sua família e dirigentes do partido, o MPLA, e membros do governo”, justificam, no documento considerado “secreto”, os algozes da Segurança.

Recorde-se que a UGP (Unidade da Guarda Presidencial), exército reconhecidamente pri­vado e ilegal à luz de um Estado de Direito, de José Eduardo dos San­tos, falhou o assassinato de William Tonet com o “abalroamento” da sua viatura no dia 29 de Se­tembro de 2013, na zona do Morro Bento, em Luanda.

O plano de limpeza su­biu de nível após publi­cação de uma entrevista concedida ao Semanário Crime, onde William To­net abordou com fronta­lidade questões do 27 de Maio de 1977, revelando pela primeira vez, que Angola ganharia mais caso se tivesse efectiva­do um golpe de Estado, liderado por Nito Alves.

Considerou, também, danosa a gestão e con­sulado do actual Titular do Poder Executivo, José Eduardo dos Santos, à época coordenador da Comissão de Inquérito, que não ouviu nenhum dos acusados.

O segundo é o jornalista, Orlando Castro – Chefe de Redacção -, acusado de dar vazão ao clamor dos cidadãos de Cabin­da, logo promotor da tese independentista, para além de ser visto “como mentor de textos subversivos e atenta­tórios da dignidade do Presidente da República, enquadráveis nos crimes contra a segurança do Estado”.

O regime volta a enga­nar-se. Estamos, aliás, convictos de que só a verdade pode curar, por muito dolorosa que seja. Não somos, corrobore­-se, responsáveis pelo facto de o Presidente José Eduardo dos Santos preferir ser assassinado pelo elogio do que salvo pela crítica.

Os assassinos, que nos ameaçam matar e atirar aos jacarés em 2015, an­dam por aqui e por ou­tros lados. Nesta altura estão, aliás, muito acti­vos em Portugal. Mas se por cá não é possível contar com a ajuda das autoridades pois, de fac­to, elas são parte activa no plano, em Portugal a situação é diferente e os passos dos algozes são também acompanhados.

Como o nosso compro­misso sagrado é, reitera­mos, apenas com o que pensamos ser a verdade, a luta é contínua e a (nos­sa) vitória será certa, na democracia real, mesmo que alguns tombem pelo caminho. Talvez de der­rota em derrota até à vi­tória final.

Recordemos agora e sempre Frei João Do­mingos quando afirmou que os políticos e gover­nantes angolanos só es­tão preocupados com os seus interesses, das suas famílias e dos seus mais próximos.

“Não nos podemos calar mesmo que nos custe a vida”, disse Frei João Do­mingos, acrescentando “que muitos governan­tes que têm grandes car­ros, numerosas amantes, muita riqueza roubada ao povo, são aparentemente reluzentes mas estão po­dres por dentro”.

Por tudo isso, Frei João Domingos sempre cha­mou a atenção dos ango­lanos, de todos os angola­nos, para não se calarem, para “que continuem a falar e a denunciar as injustiças, para que este país seja diferente”.

Tendo em conta a crise de valores em que o país se encontra, Frei João Domingos sempre reco­mendou aos angolanos sem excepção para que pratiquem os valores que Jesus Cristo recomenda: solidariedade, justiça, amor, honestidade, dedi­cação ao outro, serieda­de, paz, a vida, etc.

“O Povo sofre e passa fome. Os países valem pelas pessoas e não pelos diamantes, petróleo e ou­tras riquezas”, dizia tam­bém Frei João Domingos.

O nosso país continua a ser palco de violações dos direitos humanos, nomeadamente contra todos aqueles que se atrevem a pensar de for­ma diferente do que está estabelecido pelo regi­me.

São muitos os relatos de violência, intimidação, assédio e detenções por agentes do Estado de in­divíduos alegadamente envolvidos em crimes contra a segurança do Estado, ou seja, que pen­sam de forma diferente.

Por tudo isto, o F8 con­tinua de pé perante os donos do poder em An­gola, aceitando – even­tualmente – ficar de joelhos apenas perante Deus. É claro que, se­gundo o regime, José Eduardo dos Santos é um “deus”, mas perante esse e os seus capangas estaremos sempre de pé, por muitas e graves que sejam as ameaças.

Folha 8 digital


Sem comentários:

Mais lidas da semana