terça-feira, 1 de setembro de 2015

Portugal. Processo de venda do Novo Banco tem sido "muito pouco transparente"




Mariana Mortágua considera que processo de venda do Novo Banco é "pouco transparente".

Mariana Mortágua foi a convidada desta noite da 21.ª hora da TVI 24. A deputada do Bloco de Esquerda comentou a venda do Novo Banco que deverá ficar concluída até ao fim do dia de hoje. Para a bloquista, este é um processo que tem sido “muito pouco transparente” e os contribuintes serão mais uma vez os lesados da situação.

“Dificilmente podemos dizer que este é um bom negócio”, disse, considerando que este vai “mais uma vez trazer prejuízos aos cofres públicos e serão os contribuintes a pagar”.
A situação do banco português irá, provavelmente, parar à mão de chineses. Outro dos motivos que deixa alguma renitência à deputada, que lembra que esta situação não deixa satisfeito “nem o Banco Central Europeu”.

A venda do Novo Banco deverá implicar uma perda de cerca de dois mil milhões. Um valor que o Estado “dificilmente irá reaver”.

“O processo tem sido muito pouco transparente porque o BES não mostra contas. O valor que será encaixado é menor do que os doi mil milhões do que foi injetado para salvar o banco”, disse, acrescentando que “estes processos são longos e a fatura vai acumulando ao longo dos anos. É muito provável que some prejuízos avultados para os contribuintes”, disse Mariana Mortágua.

Andrea Pinto – Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana