quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Remessas de emigrantes terceira maior fonte para balança de pagamentos de Timor-Leste



Díli, 15 out (Lusa) - As remessas de emigrantes timorenses são a terceira maior fonte para a balança de pagamentos do país, depois do petróleo e gás natural e do café, segundo dados avançados pela Organização Internacional de Migrações (OIM).

Desde o início do ano, os cerca de 2.000 trabalhadores timorenses destacados na Coreia do Sul e Austrália, através de programas bilaterais de migração laboral, enviaram para Timor-Leste quase três milhões em remessas.

Um valor que aumenta, explica a organização em comunicado, se for tido em conta as remessas de timorenses espalhados pelo resto do mundo.

Dada a importância das remessas, a OIM iniciou esta semana com a Secretaria de Estado para a Política de Formação Profissional e Emprego (SEPFOPE), o primeiro curso de formação de formadores para a gestão da migração laboral em Timor-Leste.

A iniciativa pretende aumentar o conhecimento da gestão da migração laboral dos funcionários SEPFOPE e permitir depois debates mais qualificados de preparação para o desenvolvimento de políticas e medidas pertinentes.

Acordos bilaterais, direitos dos trabalhadores migrantes e outros aspetos do debate, incluindo o projeto de Plano de Ação Nacional para a Migração Laboral, fazem parte dos conteúdos do curso.

A formação é igualmente importante no que se refere ao apoio a trabalhadores imigrantes que residem em Timor-Leste.

ASP // MP

Sem comentários:

Mais lidas da semana