terça-feira, 10 de novembro de 2015

Portugal. FELIZMENTE HÁ LUAR



Mariana Mortágua – Jornal de Notícias, opinião

O debate do Programa do Governo apresentado pelo PSD/CDS pode parecer um momento anedótico da situação política, o fruto de um capricho de Cavaco. Parece-me, no entanto, que o debate parlamentar de ontem e hoje será útil. Na hora da despedida, a Direita exibe o seu extremismo, saindo do palco a celebrar, derrotada e fanática, a desgraça em que deixam o país.

Mas o que mudou para que a situação se transformasse tão bruscamente? É olhar para o desespero de Cavaco: o que mudou foi a opção de um milhão de eleitores pelo Bloco de Esquerda e pela CDU. Foi esse voto que foi verdadeiramente útil a uma mudança que rompe com o centrão. Sem essa força, sem esse milhão de votos, estaríamos onde estivemos sempre, depois de cada eleição, no campo do centrão conformado, no campo dos arranjos maioritários que trouxeram o país até aqui.

Hoje é o dia de despedir Passos e Portas. A novidade é que não se segue um Governo de mais do mesmo a alternar com a coligação. É hoje possível uma mudança política essencial, garantida por este milhão de votos: em cada ano, em cada orçamento do Estado, haverá uma maioria que está comprometida com políticas de urgência. A estabilidade deixará de ser a da chantagem contra os pobres. Haverá estabilidade porque, em vez de cortes, haverá devolução de salários e pensões; nenhuma carga suplementar nos impostos sobre o trabalho e os bens essenciais; fim do ataque ao Estado social, saúde, educação, segurança social.

Não é tudo, é certo. Mas é muito para um país que perdeu tanto nos últimos anos. É a esperança que renasce. Respeitá-la, fazê-la crescer e alimentar uma sociedade capaz de se mobilizar, de exigir e confrontar, é o maior dos desafios.

*Deputada do BE

Leia mais em Jornal de Notícias

1 comentário:

Ricardo Esteves disse...

Nesta sua crónica utiliza a expressão "Felizmente há luar", para se referir ao derrube pelos partidos da esquerda do governo PSD/CDS. E diz: "É a esperança que renasce. Respeitá-la, fazê-la crescer e alimentar uma sociedade capaz de se mobilizar, de exigir e confrontar, é o maior dos desafios".

Era difícil ter usado uma analogia mais apropriada. A expressão "Felizmente há luar", que depois deu título a uma peça de Luís de Sttau Monteiro, remete-nos para um período negro da História de Portugal, mais precisamente o 18 de Outubro de 1817, em que, no lugar que é hoje o Campo dos Mártires da Pátria, foram enforcados onze companheiros de Gomes Freire de Andrade por se terem revoltado contra o General Beresford, que então governava Portugal.

Mais lidas da semana