terça-feira, 10 de novembro de 2015

Portugal. A VEZ DE ANTÓNIO COSTA




Depois do silêncio no primeiro dia, esta terça-feira o líder do Partido Socialista falará no Parlamento. A moção de rejeição dos socialistas ao governo liderado Passos Coelho será primeira a ser votada. Resta saber se as outras três moções da esquerda também verão a luz do dia. Aqui vamos acompanhar tudo ao minuto.

A meio da tarde, depois da sessão de encerramento do debate do Programa do XX Governo, são apresentadas as moções de rejeição. São quatro os textos. PS, BE, PCP e Verdes votam em conjunto para derrubar o governo, mas não se entenderam para um texto comum. Na batalha retórica, o Programa do Governo será rejeitado por quatro vezes, mas na prática basta que seja votada uma das moções para o governo cair - será a do PS a primeira a ser votada.

E depois, que se passa?

Ainda esta tarde, Ferro Rodrigues, Presidente da Assembleia da República, comunica o resultado da votação ao Presidente da República, confirmando o que já se sabe há uns dias - o Governo PSD/CDS caiu às mãos da esquerda unida. Depois, é previsível que Passos Coelho vá também a Belém, dizer a Cavaco Silva que o Governo não tem condições para continuar.

A votação de hoje no Parlamento faz regressar o processo de formação de governo à casa da partida. Cavaco Silva terá de voltar a ouvir os partidos, convocando eventualmente o Conselho de Estado, para depois decidir se indigita, ou não, António Costa como Primeiro-ministro.

Aqui vamos acompanhar, ao minuto, "tudo o que se passa" no Parlamento.


Sem comentários:

Mais lidas da semana