terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Indonésia identifica 16 companhias como culpadas dos incêndios que causaram nuvem tóxica



A Indonésia identificou 16 empresas como responsáveis pelos incêndios em plantações nas ilhas de Sumatra e Bornéu, que causaram uma nuvem de fumo tóxico que afetou vários países da região, informou hoje a imprensa local.

A ministra do Ambiente, Siti Nurbaya Bakar, anunciou a suspensão da licença de atividades destas companhias, a maior parte delas dedicadas à produção de pasta de papel, enquanto o governo considera tomar medidas legais.

A ministra esclareceu que a suspensão poderá ser levantada se nos próximos dois anos as empresas derem passos significativos para evitar novos incêndios.

Estas empresas recorrem todos os anos às queimadas para limpar os campos de cultivo, mas este ano a ação foi agravada pelo fenómeno El Niño.

A situação tornou-se tão grave que, a 08 de outubro, o Presidente indonésio, Joko Widodo, solicitou ajuda ao Japão, Malásia, Rússia e Singapura para combater os incêndios e o fumo tóxico que contaminava a região.

Estes incêndios custaram à Indonésia 16.100 milhões de dólares (14.589 milhões de euros), o equivalente a 1,9% do PIB ou mais do dobro do que custou a reconstrução da região de Aceh, no norte da ilha indonésia de Sumatra, após o tsunami de 2004.

FV // FV - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana