terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Portugal. PS GUINA PARA A DIREITA, PCP E BLOCO APONTAM SEMÁFORO VERMELHO



O governo PS decidiu limpar a sujeira herdada do conluio banqueiros-Cavaco-Passos-Portas, agora é o Banif, muito provavelmente outros se seguirão. Neste “negócio” Banif os contribuintes portugueses vão atirar aos porcos 3 mil milhões de euros. 

O governo de Costa está a querer fazer o que o governo de Passos não fez devido a estar em vias de eleições mas guardando para futuro governo, da PáF, esta solução de esbulhar os portugueses em favor de banqueiros e outros salafrários que por via da ganância e do roubo se declararam falidos. Costa quer fazer o que Passos faria. Passos já afirmou que não faria diferente daquilo que Costa quer fazer acerca do Banif.

Vai daí os partidos que apoiam o governo PS no parlamento não estão pelos ajustes. O esbulho à Passos não pode ter lugar com Costa. Há divergências e o Orçamento Retificafivo pode não ser aprovado pela maioria parlamentar de esquerda. É simples: O PS quer governar como Cavaco-Passos-Portas, ao estilo do “arco da governação”, BE e PCP não estão pelos ajustes. É evidente que Costa vai ter o apoio da direita para a aprovação do esbulho em 3 mil milhões de euros aos portugueses. O que se deve perguntar a Costa é que raio de acordo é que o PS, Costa, considera que fez para estar no governo com o apoio parlamentar que tem sido efetivo por parte dos dois partidos que lhe asseguram o suporte maioritário. O PS está a guinar à direita? Estará, se não ouvir e aceitar os argumentos do BE e do PCP. É que de esbulhos, de roubos, das práticas da seita Cavaco-Passos-Portas, estão os portugueses fartos. Tantos milhares de milhões para suportar roubos e vigarices de banqueiros e suas gentes das ilhargas davam um jeitão para que muitos portugueses não passassem fome e todo o género de misérias que os assolam.

O PS quer sentar-se mais à direita (a que chama centro e tem sido o seu lugar), pois bem, que se acomode. A luta continua. Pode bem o PS querer guinar à direita, assim como podem e devem Bloco e PCP apontar-lhe o semáforo vermelho. É assim a política e a democracia.

Redação PG / MM

PCP vota contra proposta do Governo em desacordo com solução para o Banif

O PCP vota contra a proposta do Governo de Orçamento Retificativo para 2015, discordando da solução de transferir para os contribuintes uma fatia substancial dos encargos com o Banif, disse à hoje Lusa fonte da bancada comunista.

A proposta de Orçamento Retificativo foi aprovada na segunda-feira em Conselho de Ministros e é discutida e votada na quarta-feira, em plenário, na Assembleia da República.
Em conferência de imprensa, pelas 13:30 horas, o líder parlamentar do PCP divulga a posição da sua bancada no que respeita ao Orçamento Retificativo e à solução encontrada para a venda do Banif.

O Governo e o Banco de Portugal optaram pela venda do Banif ao Banco Santander Totta, por um valor de 150 milhões de euros, no âmbito da medida de resolução aplicada ao banco cuja maioria do capital pertencia ao Estado português, de forma a impedir a sua liquidação.

A operação "envolve um apoio público estimado em 2.255 milhões de euros, que visam cobrir contingências futuras, dos quais 489 milhões de euros pelo Fundo de Resolução e 1.766 milhões diretamente do Estado", disse o banco central, garantindo que esta solução "é a que melhor protege a estabilidade do sistema financeiro português".

No domingo à noite, em comunicado, o supervisor bancário divulgou a operação, explicando que a mesma foi tomada face às "imposições das instituições europeias", bem como devido à "inviabilização da venda voluntária do Banif".

"Esta solução garante a total proteção das poupanças das famílias e das empresas confiadas ao Banif, quer depósitos, quer obrigações seniores, bem como o financiamento à economia e a continuação dos serviços financeiros até aqui prestados", referiu o Banco de Portugal, acrescentando que vai manter-se o normal funcionamento dos serviços até agora prestados pela instituição.

Poucos minutos depois desta comunicação, o primeiro-ministro, António Costa, fez uma declaração sobre o assunto, admitindo que esta operação tem um "custo muito elevado para os contribuintes", mas que, no atual contexto, é a solução que "melhor defende o interesse nacional".

PMF (DN) // SMA - Lusa

BE impõe condições à viabilização do Orçamento Retificativo para 2015

A porta-voz do BE impôs hoje condições para discutir a viabilização do Orçamento Retificativo, que se deve ao Banif, e que passam pela manutenção do Novo Banco na esfera pública e "uma nova lei de resolução bancária".

A nova lei de resolução bancária proposta "deve retirar poderes ao Banco de Portugal, separando poderes de supervisão e de intervenção", anunciou Catarina Martins, em conferência de imprensa, na sede do partido.

"É necessário que haja condições, garantias claras, de uma alteração de estado de coisas", afirmou a porta-voz bloquista, que disse aos jornalistas já ter informado o PS da sua posição.

ACL // SMA - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana