quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

RADICAIS DO ESTADO ISLÂMICO PERDEM TERRITÓRIOS OCUPADOS



O Estado Islâmico (EI) perdeu “nos últimos meses” 14 por cento do território que controlava na Síria e no Iraque, diz um estudo do Centro de Estudos Militares e de Defesa IHS Jane’s, com sede em Londres, divulgado ontem.

O levantamento, “à base de informações de redes sociais e de testemunhas na Síria e no Iraque”, revela que as áreas ocupadas pelo Estado Islâmico diminuíram  este ano até 14 de Dezembro em 12.800 quilómetros quadrados, o que faz com que aquela organização controle 78 mil quilómetros quadrados.

O EI perdeu, entre outras posições, o controlo da zona da fronteira norte entre Turquia e Síria, região de Tal Abyad, dos principais pontos de passagem do grupo na fronteira do primeiro daqueles países.

“Os aviões provocaram avultados prejuízos financeiros ao Estado Islâmico após a perda do controlo da zona de fronteira de Tal Abyad, que se soma à recente intensificação dos ataques aéreos às áreas de produção petrolífera detidas pelo grupo”, referiu Columb Strack, analista da Jane\'s “especializado em questões do Médio Oriente ”. O relatório da Jane’s  menciona como “outras perdas significativas” do Estado Islâmico a cidade iraquiana de Tikrit, parte do complexo da refinaria de Baiji e trechos da principal estrada entre Raqa e Mossul, “o que afecta o trânsito de armas e provisões entre as duas principais cidades” controladas pela organização.

“O EI, apesar destas perdas, conquistou este ano territórios no oeste da Síria, como a histórica cidade de Palmira e o centro de Ramadi, em Maio”, lembrou Columb Strack.

O especialista disse que a análise às actividades do EI revela  que os rebeldes estão “fortemente concentradas à volta de Bagdade e Damasco” e que os curdos sírios ampliaram a zona sob seu controlo em 186 por cento, para 15.800 quilómetros quadrados. O Governo controla cerca de 30 mil quilómetros quadrados, mas Columb Strack garante que Damasco “conseguiu recuperar  a partir de Setembro parte do território com o apoio militar russo”.

O levantamento mostra que o Governo do Iraque aumentou o território em 6 por cento, os curdos iraquianos 2 por cento e que os rebeldes sírios sunitas tiveram neste ano “ganhos territoriais de 1 por cento”. 

No mesmo dia, as forças iraquianas anunciaram a entrada no centro da cidade de Ramadi, que era controlada desde Maio pelo EI.

A Austrália avisou que o EI quer  estabelecer um califado na Indonésia, depois da detenção de alguns indivíduos suspeitos de estarem a preparar atentados no país asiático nas comemorações da passagem do ano.  Disparos de vários projécteis  contra uma escola, no nordeste da Síria, atribuídos ao EI, causaram nove mortes e 12 feridos, a maioria crianças, noticiaram órgãos de comunicação social daquele país.

Jornal de Angola – Foto AFP

Sem comentários:

Mais lidas da semana