quinta-feira, 7 de abril de 2016

GUINÉ EQUATORIAL ASSINA ACORDO DE COOPERAÇÃO COM CPLP



O Governo da Guiné Equatorial e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) assinaram em Malabo um acordo para a criação do Instituto de Certificação e Formação.

O vice-presidente equato-guineense, Ignacio Milam Tang, disse que o acordo "se inscreve no âmbito da cooperação entre a República da Guiné Equatorial e a CPLP", indicou hoje o departamento de Informação governamental na sua página da Internet.

O acordo vem fortalecer "os laços de cooperação e o clima de negócios entre a Guiné Equatorial e os países da CPLP" e, segundo Milam, "abrirá um mercado da CPLP com Portugal, na Europa; com o Brasil, na América; Timor-Leste, na Ásia; e em África, através de Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Moçambique".

O responsável adiantou igualmente que o acordo "capacitará os agricultores em todo o território nacional, através do Instituto de Certificação que se criou no âmbito deste acordo, com o aumento da produtividade e a criação de emprego, bem como com a realização de cursos de língua portuguesa como outro meio de comunicação".

"A criação imediata deste Instituto de Certificação e Formação servirá para certificar os produtos agrícolas do nosso país para o mercado internacional", concluiu.

A CPLP esteve representada na assinatura do acordo em Malabo pelo vice-presidente da Comissão Executiva e da Confederação de Empresários, Mário Costa.

A Guiné Equatorial é membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa desde julho de 2014.

ANC // EL - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana