quinta-feira, 14 de abril de 2016

O BACANAL DO PANAMÁ



João Quadros – Jornal de Negócios, opinião

Os "Panama Papers" são uma fuga sem precedentes de dados copiados de uma das maiores quatro firmas de advogados especialistas em "offshore", sediada no Panamá, a Mossack Fonseca. As outras três são: a Westwood Martins, a Mourant Guimarães e a Alderney Silva.

Comecemos pelos responsáveis pela fuga de informação. Segundo li, as cópias foram obtidas por uma fonte anónima do jornal alemão "Suddeutsche Zeitung", que traduzindo para português significa Correio da Manhã. Não se esqueçam de, chegados à Baviera, desejar Gutten zeitung, para todos. Vai ser um sucesso.

Como em todas as fugas de dados há sempre alguém maior por detrás. Os "Panama Papers" são um volume brutal de mais de 11,5 milhões de documentos que estão disponíveis para serem consultados pelos jornalistas de mais de 300 jornais, etc. Portanto, isto só pode ser obra dos grandes magnatas do café.

Não me vão levar a mal, mas este processo, dos jornalistas filtrarem e escolherem os "Panana Papers" para depois nos mostrarem as coisas como são, não me deixa muito descansado. Bem sei que nestas alturas a nossa comunicação social transforma-se e - tal como de repente foram todos Charlie - agora são todos jornalistas de investigação à caça dos poderosos. São todos Panamá Charlie. É aproveitar o embalo e vamos ver os jornais desportivos a fazer um artigo de fundo sobre a Doyen, ou o Expresso a publicar um trabalho de investigação sobre o Bilderberg. Na realidade, nada disto é novo. Não é graças a isto que existe capitalismo? Vamos fazer queixa a quem? Ao Junker? A Lagarde? Ao Goldman Sachs? Ao FMI? Pois.

Assunção Cristas veio logo dizer, antes que revelem os nomes dos portugueses que estão na lista (Jacinto Leite Capelo Rego pode constar), que é preciso ter calma e "separar entre o que é competitividade fiscal e outra coisa que é o uso de esquemas para esconder actividades ilícitas." De salientar a mão leve (e preocupação com privacidade) do CDS com os senhores com dinheiro nos "offshore", quando ainda há pouco, o mesmo partido queria mão pesada para todos os aldrabões do RSI e até usaram violação do sigilo bancário para os apanhar.

Com o RSI partem do princípio que os pobres estão a roubar, portanto têm que provar que não estão. Com os ricos dos "offshore" - calma, pode ser legal, não se pode julgar assim as pessoas! - Ou seja, se um sujeito recebe o RSI e tem TV a cores, é suspeito. Há ali qualquer coisa! Não pode ser, é um aldrabão que nos está a roubar a todos! Ele que prove que é pobre, ou não lhe damos os 180 euros/mês! Se o indivíduo tem mega-iate, seis casas e dois aviões mas declara ordenado de trolha, não é um aldrabão. É um indivíduo competitivo fiscalmente.

Eu tinha uma amiga rica (e benzoca) que se fartava de roubar nas lojas. Uma tarde, em Torremolinos, após ela ter andado no gamanço, perguntei - Não tens medo de ser apanhada? Ela respondeu - Não. Os ricos nunca roubam. Esquecem-se de pagar. 


TOP 5 - Panaboa

1. "Angola pede programa de resgate ao FMI" - Atenção Governo de Angola: os senhores do FMI trazem livros e vão fazer reuniões, em salas fechadas, onde discutem a situação e futuro de Angola, não os prendam! Cuidado com isso.

2. NASA: "Estamos mais perto que nunca de chegar a Marte" - E depois fazemos um "offshore".

3. "Daesh executa 15 seguranças do seu grupo por terem deixado matar porta-voz" - Também têm direito a virgens, ou levam recado escrito para serem sodomizados por negros grandes?

4. Pedro Almodóvar cancela promoção do filme Julieta por causa dos "Panama Papers" - Tinha uma conta em nome dos Capuleto.

5. FMI "está pronto" a ajudar Angola com programa de ajustamento - Agora é que Passos Coelho volta para Angola. Kizomba, praia e FMI; não podia estar melhor. Tudo o que ele ama.

Sem comentários:

Mais lidas da semana