sábado, 20 de janeiro de 2018

ANGOLA “NOVA” OU NOVA ANGOLA? – opinião de Fernando Vumby

JOÃO LOURENÇO CORRE O RISCO DE PASSAR POR UM SIMPLES "REMENDO NOVO NUM TECIDO VELHO"!

Fernando Vumby | opinião

Isto se as poucas dezenas de governantes, ex governantes, generais entre outros que assaltaram os cofres públicos para esconderem os nossos dinheiros fora do país deixando milhões de angolanos sofrerem anos após anos, hospitais sem medicamentos ao ponto que o pais bateu o estrondoso record em ser onde se morrem mais crianças, não prestarem contas em julgamento com condenações.

Pois pretender reformar a podre política praticada desde quase 50 anos pelo seu MPLA caracterizada pela corrupção, assaltos aos cofres públicos e assassinatos sem dar importância ás consequências dramáticas que os roubos aos cofres públicos causaram ao país e aos angolanos não será um bom sinal dado por quem se diz querer mudar o que não vai bem.

Aceitar ou obrigar a nação angolana para que aceite, que corruptos da qualidade dos que temos verdadeiros assassinos se bem somados os estragos de uma corrupção que já matou mais do que a SIDA em Angola, que sejam perdoados e continuem esfregando suas mãos de contente, será o mesmo repito, que João Lourenço não passa de um simples remendo novo num tecido velho.

E se alguém que não seja um maluco ou perverso põe remendo novo em roupa velha sob o risco do remendo forçar a roupa tornando pior ou ainda maior o rasgo.

Então resta-nos esperar que o João Lourenço não se porte como um perverso ou maluco que venha apelar á nação angolana ao perdão para Isabel Dos Santos, seu pai, e todos quanto assaltaram os cofres públicos em prejuízo da grande maioria dos angolanos.

É mais do que evidente que tal qual como os tantos assassinos que ainda temos no ai, alegam sempre que apenas cumpriam ordens superiores, todos estes políticos, generais e outros envolvidos em casos de assaltos aos cofres públicos fingirão estarem arrependidos, mas o perigo que esta corja se constitui para a sociedade angolana aconselha mesmo que sejam julgados, condenados, afastados da vida política e presos.

ATÉ ISTO OS ANGOLANOS NÃO SABIAM?

SE ATÉ UM KANGAMBA DEVE TER NACIONALIDADE TUGA QUANTO MAIS O MANUEL VICENTE

NÃO DUVIDO DA POSSIBILIDADE DE MANUEL VICENTE TER DUPLA NACIONALIDADE, TUGA & ANGOLANA

Alias, tanto quanto sei, uma grande parte dos governantes angolanos e ex, principalmente os que fazem parte da corja de corruptos que desgoverna Angola e dos que tiraram beneficio pelo facto dos cofres públicos estarem ao dispor e bel prazer de todos que tivessem ligações com a ala mais corrupta do país, são possuidores da dupla nacionalidade.

Entre essas pessoas estão as filhas, os sobrinhos, irmãos, primos de confiança, empregadas domesticas que acabam por ser amantes ao mesmo tempo de uma grande parte dos oficiais do exercito angolano donos de grandes negócios, apartamentos e vivendas por quase todo o Portugal.

Hoje contam-se os que não são possuidores da dupla nacionalidade mesmo sem nunca terem vivido pelo menos cinco anos em Portugal, com residência permanente como mandava a lei.

Todos estes tipos que fazem parte da corja de bandidos que desgoverna Angola, são detentores da dupla inclusive seus familiares e ate algumas amantes conseguiram ainda apanhar a boleia para tomarem conta das mansões dos Kopelipas e outros tantos nem por isso, nossos desconhecidos.

E se Portugal não fosse a lavandaria de quase tudo que se rouba em Angola ou seja uma espécie de colónia que dependesse dos caprichos dos corruptos que desgovernam Angola e dos dinheiros roubados naquele país , ja teria desde á anos iniciado um processo de investigação para apurar o tanto crime que se esconde pela forma como alguns conseguiram á dupla nacionalidade.

Eu ate sempre pensei que grande parte dos angolanos pelo menos os ditos bem informados, soubessem disto , afinal não?

Se ate grande parte dos capangas, os enteados , os sobrinhos e outros geralmente que funcionam como correios e fachadas com seus nomes em contas dos tios e dos primos para lhes facilitar á vida em Portugal são possuidores da dupla.

E atenção que gente com a dupla nacionalidade também há na UNITA / CASA-CE e outras organizações políticas angolanas da mesma forma que há também gente com contas em bancos estrangeiros fora do país de quase todas as organizações políticas que numa ou noutra situação conseguiram movimentar milhões.

Essa historia das duplas nacionalidades não é de hoje, e admira-me que haja políticos angolanos tidos e achados como bem informados que dominam quase todos os dossiers se admirarem da possibilidade de um Manuel Vicente ser detentor da dupla nacionalidade.

Eu duvido que Angola alguma vez tivesse algum diretor de um banco, angolano preto ou mulato que não tivesse a dupla nacionalidade, uns conseguiram por pertencerem ainda á terceira geração como netos de portugueses , enquanto outros através dos mesmos esquemas não muito diferente dos praticados em Angola , pois é como já se dizia "Portugal já foi uma espécie de Angola sem guerra".

Alguém já imaginou quantas nacionalidades tem por exemplo uma Isabel dos Santos?

Só um parvo pode acreditar que ela tenha apenas a nacionalidade angolana e a russa, e que os outros não tenham seguido o seu exemplo não apenas para competirem como é regra no reino da corrupção onde nunca ninguém quer ficar atrás, assim como para garantirem algumas movimentações ás suas filhas, netos e negócios dúbios em quase toda parte do mundo.

Eu não duvido que haja angolanos da relação desta corja de criminosos que governa Angola com mais de quatro, cinco ou seis nacionalidades tirando o passaporte diplomático crioulo para lhes garantir imunidade , tudo mesmo só para movimentarem bilhões pelo mundo.

SERIA  SACANA  SÓ CRITICAR  O JOÃO LOURENÇO   &  NÃO  ELOGIÁ-LO   QUANDO MERECE!  

Aqueles que têm lido os meus textos já deram conta que sou uma pessoa que na hora de elogiar ou criticar alguém, sou muito rápido, não olho para nomes, nem levo em consideração se quer , o meu grau de parentesco ou de relação amistosa  com a pessoa em causa no momento mesmo  muito embora isto já me tenha custado o corte de relações com alguns alérgicos á criticas .

Mas que estou me marimbando, vou continuar assim, para ser o original como nasci e não correr o risco em qualquer dia ter que morrer cópia como ja aconteceu com alguns.

JOÃO LOURENÇO DÁ SINAIS DE BEM PREPARADO PARA O CARGO

Pois não se nota nele para já, sinais de medo  e tensão ao confrontar-se com essa situação  tão difícil  em governar um país com tantos  problemas e com uma classe  corrupta das mais  criminosas que a história da humanidade conhece se levarmos em consideração os estragos mortíferos que a corrupção já causou no nosso país.

O medo é produto da  incerteza e do imprevisto , mas é também filho da ignorância e da incompetência , o João Lourenço pelo que ja fez , apesar de que esperamos cada vez mais dele , está a provar que conhece um dos grandes remédios contra o medo , que  é o ter uma preparação adequada para esta missão tão difícil que ninguém sabe se ainda pode dar mortes ou não.

Ainda bem que  João Lourenço se mostra estar bem preparado e quando uma pessoa assim se sente , não desenvolve sentimentos de incapacidade nem se deixa paralisar  pelo  medo , e é exatamente  isto o que nós esperamos dele , para continuar não só á exonerar , como nomear gente séria porque  de ladrões estamos fartos .

Aconselho-o  á não confiar muito na sorte , pois tal significará entregar-se a ilusão desmotivadora do esforço indispensável em qualquer preparação para se enfrentar os montões de problemas com que Angola se debate como presidente da republica.

É falsa a autoconfiança de quem não adquiriu a competência para realizar bem as suas tarefas , apenas  esta preparação que João Lourenço está provando lhe permitirá enfrentar com segurança as provas difíceis e desafios que tem pela sua frente.

MINHAS CRITICAS A JOÃO LOURENÇO

Espero que as minhas criticas, não só ao João Lourenço como a outras pessoas, não sejam entendidas como ofensas, pois o objetivo delas é a eficiência e qualidade de um trabalho e nunca a minha opinião pessoal sobre determinado assunto ou resultado.

As faço mais para motivar, aconselhar reflexões e para com que as pessoas sejam mais proativas e eficientes, pois na verdade não me  move nada contra as pessoas que critico, pois  não ganho nada em destruir seja quem for com criticas como as do meu jeito natural e original sem papas na língua.

João Lourenço está numa fase em que precisa de mais apoio moral de todos nós,  ate porque  é mais proveitoso para incentivar os seus esforços, do que para ja  nos ocuparmos apenas e em demasia   com os erros que ja cometeu com algumas nomeações ou exonerações.

Elogiar as pessoas quando procedem bem é um dever e é errado dar atenção ás pessoas só quando eles procedem mal, todas as pessoas simpáticas como eu e vocês não só sabemos  disso, como devemos  aproveitar  todas as oportunidades para manifestar a nossa estima e  apreço ao João Lourenço pelas coisas boas que ja fez ate agora.

Qualidades positivas e negativas temos todos nós, e até o próprio papa ou a madre Teresa á teve, e como tal , se formos exageradamente críticos por tudo e por nada, e só termos olhos para vermos o que está mal feito, enquanto os fechamos  para não vermos o que foi bem feito , corremos o risco de vivermos sozinhos isolados em nossa sociedade ou seja  num mundo imaginado de gente perfeita o que não existe na realidade.

Fórum Livre Opinião & Justiça

Fernando Vumby

Sem comentários:

Mais lidas da semana