quinta-feira, 5 de abril de 2018

HOJE | Atlético de Madrid x Sporting: combater a sina contra a muralha


O Sporting nunca venceu em Espanha e esta quinta-feira enfrenta uma defesa que não sofre golos em casa há oito jogos.

O Sporting defronta esta quinta-feira, nos quartos de final da Liga Europa, o Atlético de Madrid no Wanda Metropolitano, onde a equipa da casa ainda só sofreu nove golos em 23 partidas. Aliás, os colchoneros, conhecidos pela sua eficácia defensiva, ergueram uma muralha e estão numa série já com oito partidas seguidas em casa sem encaixar qualquer golo, desde 20 de janeiro, ciclo que os leões pretendem contrariar... mas o histórico não é animador.

Em 15 embates fora com formações de Espanha, o melhor que o Sporting obteve foram três empates, o último precisamente contra o Atlético de Madrid (0-0, em 2009/10).

Jorge Jesus costuma referir que independentemente dos resultados que obtém nos jogos europeus longe de casa, é comum conseguir marcar, algo que facilita muito as qualificações quando se trata de eliminatórias. Ao longo da carreira, JJ orientou cinco equipas em provas europeias, num total de 61 deslocações. Dessas visitas, só em 19 as suas equipas ficaram em branco (marcaram, portanto, em 68,8% dos jogos fora). Contabilizando apenas jogos de eliminatórias, excluindo as fases de grupos, apenas em cinco de 32 não viu os seus comandados festejarem qualquer golo. Não marcar fora é meio caminho para não seguir em frente, mas curiosamente, o acesso do técnico às duas finais europeias da sua carreira, em 2012/13 e 13/14, na Liga Europa, foi conseguido sem marcar nas meias-finais em casa de Fenerbahçe e Juventus, respetivamente.

Já o Sporting, esta época, só ficou em branco em quatro ocasiões (contra Braga, Estoril, FC Porto e Barcelona); soma 24 deslocações (13 vitórias, quatro empates e sete derrotas) e marcou 44 golos, à média de 1,8 por jogo.

Rafael Toucedo | O Jogo | Foto: Álvaro Isidoro/Global Imagens

Sem comentários:

Mais lidas da semana