quarta-feira, 18 de abril de 2018

PORTUGAL | Quanto vale um deputado?


Pedro Ivo Carvalho* | Jornal de Notícias | opinião

Aparentemente, durante cerca de três anos, nenhum dos sete deputados dos Açores e da Madeira que receberam em duplicado subsídios de deslocação se questionou sobre a justeza desse apoio. Para eles, era absolutamente normal receberem 500 euros por semana do Parlamento para poderem efetuar uma viagem a casa (se não forem auferem na mesma) e um subsídio à mobilidade extra-Parlamento pago aos residentes nas regiões autónomas exatamente para o mesmo fim (para os Açores, o reembolso é acima dos 134 euros, sem teto máximo; para a Madeira, acima dos 90 euros, até um máximo de 400 euros). Durante cerca de três anos, pelo menos estes sete deputados (cinco do PS, um do PSD e um do BE) foram reembolsados por viagens que já estavam pagas. Enriquecendo, assim, à custa do erário público.

A lei não é clara sobre a possibilidade de haver uma conjugação destas ajudas de custo, mas o mais elementar bom senso e ética republicana não deixam dúvidas: trata-se de um chico-espertismo politicamente inaceitável. Nesta, como noutras ocasiões, as zonas cinzentas são usadas sempre em proveito dos "infratores". Receber por dois lados até pode ser legalmente permitido, mas não deixa de ser moralmente proibido. Deem as voltas que derem. O caso começa e acaba aí.

Não deixa, por isso, de ser surpreendente que a segunda figura do Estado, o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, se tenha apressado a desembainhar a espada da seriedade suprema para ilibar os deputados em causa, garantindo que "não cometeram nenhuma ilegalidade, tendo beneficiado dos abonos e subsídios que sempre existiram, sem polémicas ou julgamentos de caráter".

A linha de raciocínio é pobre. Se sempre existiram, qual é o mal? Lamento, mas uma asneira não é atenuada por ser muitas vezes repetida. Depois, a questão do caráter. Caráter? Deputados que recebem dinheiro público para comprarem viagens que já estão pagas têm, nesse particular, pouca defesa.

Teria sido mais prudente que Ferro Rodrigues esperasse por todos os esclarecimentos legais para se vir atravessar desta forma pela probidade dos deputados, incluindo, naturalmente, pela probidade do presidente do PS e líder da bancada parlamentar, o açoriano Carlos César, também ele em xeque.

Com isto, Ferro Rodrigues só consegue que esta nova nódoa lançada sobre o Parlamento se espalhe com mais rapidez junto daqueles que, por tudo e por nada, metem os políticos, e os deputados, todos no mesmo saco. Ao querer dar uma lição de moral aos populistas, Ferro Rodrigues só lhes amparou o discurso.

*Subdiretor

Sem comentários:

Mais lidas da semana