quarta-feira, 25 de julho de 2018

Portugal | Maioria das pensões são inferiores ao salário mínimo


Bloco propõe novo aumento extraordinário das pensões no Orçamento do Estado para 2019 e quer valorizar as longas carreiras contributivas. Dados da Segurança Social revelam que 1,6 milhões de pessoas auferem pensões abaixo dos 580 euros.

Em Portugal, há mais de 1,6 milhões de aposentados e pensionistas a auferir menos de 580 euros por mês. Cerca de 54 por cento do total das pensões, revela a edição impressa de terça-feira do Correio da Manhã.

O jornal, que se baseia em dados atualizados pelo Pordata, mas que ainda não se encontram publicados nos sites das respetivas instituições públicas, explica ainda que 1,4 milhões dizem respeito a pensões de velhice, 145 mil de invalidez e 100 mil a pensões da Caixa Geral de Aposentações (CGA).

A idade média de reforma na Segurança Social subiu para os 64,2 anos.

Bloco quer aumentar pensões e valorizar longas carreiras contributivas

Em declarações ao jornal Público, a deputada Mariana Mortágua avança que o Bloco pretende que o Orçamento do Estado para 2019 contemple um novo aumento extraordinários das pensões.

“Defendemos um aumento extraordinário, além do que a lei já prevê, o qual é já um adquirido, normalmente, em agosto, temos tido desde que a lei foi descongelada”, afirmou a economista bloquista.

A deputada explicou ainda que em matéria de reformas, o Bloco de Esquerda vai insistir para que “sejam postos em prática os planos para as longas carreiras contributivas para que as pessoas se possam reformar sem penalizações”.

Mariana recorda que existiu, inclusive, um grupo de trabalho, constituídos por elementos do Governo, do Bloco e dos PS, que “preparou esse plano”. “A segunda fase desta medida foi levada pelo Governo à Concertação Social onde não avançou”. Por essa razão, “tem de ser concretizado porque a penalização é muito grande nas reformas antecipadas e há muitas pessoas à espera.

Esquerda.net

Sem comentários:

Mais lidas da semana