sexta-feira, 29 de março de 2019

Moçambique | Ciclone Idai atinge quase dois milhões de pessoas


O Presidente da República falou, esta noite (28), à nação moçambicana, a partir da cidade da Beira, capital de Sofala. Ao dirigir-se aos moçambicanos, Filipe Nyusi fez uma recapitulação actualizada dos danos causados pelo Ciclone Tropical Idai no Centro do país. De acordo com Nyusi, cerca de 1.8 milhão de pessoas podem ter sido afectadas pela calamidade natural que destruiu a segunda maior cidade do país, além de deixar muitos moçambicanos sem tecto.

Ainda de acordo com o Chefe do Estado, do número de vítimas acima apontado, já estão assistidas 450 mil pessoas. No entanto, sem cessar, as equipas no terreno continuam vigilantes. E enquanto as equipas procuraram salvar mais gente, afirmou o Presidente, neste momento a principal acção que tem sido desenvolvida nos centros de acolhimento consiste em garantir assistência humanitária, alimentar e medicar as pessoas.

Não obstante, nos dias que se seguiram ao ciclone Idai, a Beira ficou incomunicável e com vários serviços suspensos. Por isso, Nyusi destacou que o Governo conseguiu: restabelecer a via de acesso à cidade da Beira, o que permitiu lançar equipas de assistência às áreas afectadas e inverter a tendência de subida de preços de bens de consumo; restabelecer o sistema de abastecimento e instalação dos sistemas de tratamento de água nas vilas sedes distritais, bem como restabelecer a electricidade aos locais críticos da Beira e em todas as vilas afectadas, com realce para hospitais e empreendimentos socioeconómicos.



Doravante, disse Nyusi, o Governo pretende garantir, no sector da saúde, a vacinação de 800 mil pessoas contra a cólera para evitar surtos explosivos. Paralelamente a essa medida, nas zonas afectadas, haverá suspensão de todas taxas cobradas no Sistema Nacional de Saúde, com acesso à medicação gratuita nas áreas afectadas.

Quanto às outras áreas, na educação, o Governo vai proceder à distribuição de livros escolares aos alunos, incluindo cadernos; na energia, as vítimas do Idai vão beneficiar-se de desconto de 50 por cento da factura para os sectores produtivos, nomeadamente para os agentes económicos do sector da indústria e comércio; na agricultura, prevê-se distribuição gratuita inicial de 100 mil utensílios e mil toneladas de sementes diversas para culturas nas áreas afectadas; nos transportes, Nyusi referiu-se a desconto de 50 por cento das tarifas de passageiros em todos os serviços ferroviários, na linha de sena, assim como na de Machipanda, cedendo-se transporte ferroviário gratuito de todos os bens e donativos de emergência.

O Governo promete ainda acelerar o processo de reabilitação dos sistemas de abastecimento de água, redes de distribuição de energia, centro de saúde, escolas e vias de acesso para permitir a rápida normalização da vida.

Ainda no discurso de hoje, Filipe Nyusi felicitou aos bancos comerciais pela disponibilidade manifestada de encontrar com os seus clientes a melhor solução para a continuidade dos seus negócios.

Por fim, Nyusi agradeceu a todos que se juntaram no movimento solidário, nacionais e estrangeiros. E porque o Idai não ocorreu apenas em Moçambique, o Presidente da República solidarizou-se com os governos do Malawi e Zimbabwe.

O País | Dália Langa

Sem comentários:

Mais lidas da semana