quarta-feira, 24 de julho de 2019

A Traquitana | Portugueses preferem governo a duas rodas


Do Público a revelação dos resultados de sondagem mostra as preferências dos portugueses em termos políticos e de futura governação, o PCP é excluído. Que importa que no passado tenha sido a histórica e única força a lutar contra o fascismo!? Nada. Que importa que pós 25 de Abril de 1974 tenha sido a força política que mais lutou por aquilo que ainda resta das chamadas liberdades e conquistas de Abril? Nada. Que importa que na atualidade pouco ou nada tenha mudado e que por isso ainda lute democraticamente pela justiça e liberdades conquistadas em Abril de 1974? Nada.

Os portugueses demonstraram na sondagem – se aquela for credível – que querem no governo uma esquerda caviar de tons rosa e azulados, o que acaba por ir dar em roxo e se revelar o contrário do que a maioria dos portugueses querem, segundo a sondagem deixa perceber. Preferem uma Traquitana com dois lugares e a duas rodas.

Os antanhos que enfrentaram o nazi-salazarismo, que “fritaram” no Campo de Concentração do Tarrafal, em Cabo Verde, em Caxias, em Lisboa na António Maria Cardoso, em Portugal nas instalações macabras e de tortura da PIDE/DGS de Salazar e Marcelo Caetano, esses hão-de estar a sorrir com ironia e a tentar perceber porque existe tanto antagonismo contra o histórico e honesto partido político PCP, substituído nas preferências por desonestos protagonistas, comprovadamente a favor da exploração selvagem que prospera nesta sociedade neoliberalista - rumo ao fascismo “inteligente” - e ao racismo não assumido… 

Dirão alguns e os "sábios":  É a política, são os mais fracos e impotentes a venderem-se aos vendilhões dos templos recheados de mentiras e corrupção, de manipulações da média/outras que visam dominar os povos, neste caso os portugueses que demonstram afinal preferir excluir os que historicamente e de facto sempre os defenderam, até com a própria vida.

Tal não significa que na chamada Geringonça o Bloco de Esquerda não mereça reconhecido o seu mérito, mas o PCP também - até por ter de engolir tantos "sapos" cor-de-rosa. É sabido que o PS somente aflorou medidas de esquerda sob a pressão e o apoio parlamentar de ambos os partidos extra-governo, salvo algumas raras exceções. De qualquer modo o mérito pertence ao conjunto dessa denominada geringonça. Apesar do tanto que ainda ficou em falta para que víssemos uma sociedade mais justa, muito menos dominada pelos exploradores e corruptos, dos esclavagistas da modernidade. Um país muito mais a favor dos explorados - o que era justa. E é. Mas quando o será?

Ficarmos surpresos por assim acontecer com as alegadas preferências da sondagem? Não. Afinal todos os povos têm aquilo que merecem. O pior é que arrastam nos sofrimentos, nas carências, na exploração, na constituição de sociedades pseudo-democráticas, aqueles que discordam, que lutam toda a sua vida por algo muito simples: ao povo o que é do povo e o que o povo produz.

Vide sobre sondagem, no Público.

Mário Motta | Redação PG



Portugueses querem Governo PS e Bloco de Esquerda

O Bloco de Esquerda é o sócio preferido para os eleitores socialistas que também confiam mais em Marcelo Rebelo de Sousa do que em António Costa.

A dois meses e meio das eleições legislativas de 6 de Outubro, quando a discussão se centra numa possível maioria absoluta do PS, os eleitores, à esquerda e direita, preferem uma coligação dos socialistas que a repetição do acordo parlamentar que viabilizou o Governo nos últimos quatro anos, ou que um executivo minoritário com apoios pontuais. São estes os dados de uma sondagem da Pitagórica divulgada esta quarta-feira.

Esta solução deriva de 75% dos inquiridos, e 87% entre os eleitores socialistas, considerarem que o PS de António Costa ganha sem maioria absoluta. Neste cenário, 76% dos eleitores do Bloco de Esquerda querem um Governo de coligação, opção também defendida por 53 do eleitorado da CDU e 52% dos eleitores socialistas.

A coligação é, também, a aposta à direita, com 37% das preferências, face a 21% dos eleitores que defendem um Governo socialista a solo e 20% a vigência de um acordo parlamentar idêntico ao dos últimos quatro anos.

A sondagem para o JN e a TSF revela quem é o parceiro preferido. O BE de Catarina Martins está no topo das preferências para 43% dos inquiridos, seguida da CDU (26%). Já a reedição do Bloco Central, coligação dos socialistas à direita com o PSD, apenas seduz 17%, enquanto idêntica solução, com o CDS, é admitida para 8%. Igual adesão suscitaria uma coligação com o PAN, que depois das eleições europeias de 26 de Maio tem aparecido como hipótese.

É entre os eleitores socialistas que a coligação com os bloquistas tem mais expressão, 62%. Menos de metade dos votantes do PS (38%) admitem uma coligação com a CDU, 12% consideram tal opção com o PSD e o PAN é hipótese de sócio para 9%.

A atracção PS-Bloco é admitida não só pelo eleitorado bloquista (65%), mas como encarada por 69% dos eleitores da CDU. E apenas 23% dos eleitores do BE admitem que seja a CDU a opção de coligação dos socialistas.

Na análise do desempenho do Presidente da República e do Governo, Marcelo Rebelo de Sousa bate recordes positivos: 92% avaliam positivamente a sua acção, sendo que nesta média é superior a adesão da esquerda, 95%, de que os adeptos da sua família política, o PSD, com 86%.

Marcelo suscita confiança para 60% dos eleitores, com uma curiosa particularidade: mesmo entre 38% do eleitorado socialista, superando a confiança que 16% dos votantes do PS conferem a António Costa. O primeiro-ministro atinge uma média de 28% de confiança.

Embora rendidos ao Presidente, 65% dos eleitores consideram que deve ser mais exigente com o Governo, sendo mais expressiva a pressão do eleitorado da direita, 78%, que defende maior pressão sobre o executivo.

Metade dos inquiridos, 51%, aprovam o desempenho do Governo contra 38%, com a nota positiva a ser mais alta entre os eleitores de mais idade, 41%, com os mais novos, 33%, a manifestarem mais críticas.

Em contrapartida à nota positiva à acção do executivo, a oposição continua a merecer fortes críticas. Na sondagem da Pitagórica, 56% dos eleitores portugueses dão-lhe nota negativa e, apenas 8% a apoiam.

Esta avaliação é particularmente relevante entre o eleitorado mais à direita, do PSD e do CDS, e é no grande Porto que surge a mais elevada percentagem de críticas, 63%, embora Rui Rio, o líder da oposição para 38% dos inquiridos, seja natural e tenha desenvolvida a sua carreira política naquela cidade. Neste ranking, só 17% consideram Assunção Cristas como líder da oposição.

Marcelo suscita confiança para 60% dos eleitores, com uma curiosa particularidade: mesmo entre 38% do eleitorado socialista, superando a confiança que 16% dos votantes do PS conferem a António Costa. O primeiro-ministro atinge uma média de 28% de confiança.
Embora rendidos ao Presidente, 65% dos eleitores consideram que deve ser mais exigente com o Governo, sendo mais expressiva a pressão do eleitorado da direita, 78%, que defende maior pressão sobre o executivo.

Metade dos inquiridos, 51%, aprovam o desempenho do Governo contra 38%, com a nota positiva a ser mais alta entre os eleitores de mais idade, 41%, com os mais novos, 33%, a manifestarem mais críticas.

Público

Na foto: António Costa e Catarina Martins no último debate sobre o estado da nação / Nuno Ferreira Santos

Sem comentários:

Mais lidas da semana