terça-feira, 13 de agosto de 2019

China vê “sinais incipientes de terrorismo” nos protestos de Hong Kong


Pequim aumenta o tom das ameaças diante da insistência dos manifestantes em desafiar o continente

O governo chinês afirmou nesta segunda-feira, 12, que há “sinais incipientes de terrorismo” em casos de violência registados nas manifestações populares pró-democracia em Hong Kong. A declaração surge como uma ameaça de interferência militar direta de em Pequim, que não tem visto resultados na repressão imposta pelo governo da ilha.

“Os manifestantes radicais de Hong Kong recorreram em diversas ocasiões a objetos extremamente perigosos para atacar os policias, o que constitui um crime grave e revela sinais incipientes de terrorismo”, afirmou o porta-voz do Escritório de Assuntos de Hong Kong e Macau, Yang Guang.




Yang, que na semana passada afirmou que “quem brinca com fogo morre queimado”, declarou desta vez que uma “minoria minúscula” representa um “grave desafio à prosperidade e à estabilidade de Hong Kong”. Ele denunciou que manifestantes lançaram bombas incendiárias contra a polícia.

Suas declarações surgiram após o décimo fim de semana consecutivo de manifestações na ex-colónia britânica, onde milhares de pessoas desafiam a polícia nas ruas e muitos enfrentam os agentes com diversos objetos, enquanto as forças de segurança respondem com gás lacrimogéneo. Os manifestantes pedem a total eliminação do projeto de lei que permitiria a extradição de dissidentes para julgamento em Pequim. O projeto está suspenso.

Há quatro dias, manifestantes ocupam o aeroporto de Hong Kong e, como consequência, quase todos os vôos foram cancelados nesta segunda-feira, 12.

Veja | Foto: Manifestante com máscara atira bomba de gás lacrimogéneo de volta para a polícia em Kong Kong: guerra campal - 05/08/2019 (Kim Kyung-Hoon/Reuters)

Sem comentários:

Mais lidas da semana