sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Mulher de banqueiro recebia para dar estabilidade. BdP validou recondução


TRAFULHAS À PORTUGUESA*

Mulher do presidente do Crédito Agrícola recebia 2.000 euros por mês para dar "estabilidade emocional" ao marido. O pagamento foi, entretanto, encerrado, mas Licínio Pina foi reconduzido para um novo mandato com 'luz verde' do Banco de Portugal.

Licínio Pina tem estado no 'olho do furacão' por causa de um alegado pagamento que o grupo do qual era presidente, a Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo (CCCAM), pagava à sua mulher para garantir "estabilidade emocional". Por este 'serviço' auferia 2.000 euros, de acordo com o número avançado pelo Jornal de Notícias. Entretanto, o Observador adianta, esta sexta-feira, que o Banco de Portugal (BdP) validou a recondução do banqueiro no cargo, já depois de o pagamento ter sido encerrado.

O Notícias ao Minuto já entrou em contacto com o regulador, aguardando esclarecimentos, bem como já colocou algumas perguntas ao Crédito Agrícola sobre este assunto, mas até ao momento ainda não foi possível obter uma resposta. 


O caso é complexo e os prazos não são claros. Ao que indica o Jornal de Notícias, a mulher de Licínio Pina, a antiga professora Maria Ascensão Pina, terá recebido dois mil euros durante cerca de dois anos, a contar desde 2016, para dar "estabilidade emocional" ao seu marido. Entretanto, outros meios de comunicação dizem que a mulher do banqueiro exercia funções de assessoria.

O caso foi denunciado de forma anónima ao Banco de Portugal que, na altura, questionou a instituição bancária sobre a situação. O pagamento terá sido suspenso nessa época e por causa das questões levantadas pelo BdP, de acordo com o Expresso, mas entretanto o  banqueiro recebeu 'luz verde' para um novo mandato. 

Ou seja, o pagamento polémico não impediu que Licínio Pina voltasse a assumir o cargo de presidente executivo do grupo. Segundo o Observador, o conselho de administração da instituição foi reeleito e os seus elementos foram avaliados no quadro do processo 'fit and proper', que funciona como um teste de idoneidade.

Leia em Notícias ao Minuto: 

*Subtítulo adicionado por PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana