quinta-feira, 21 de março de 2019

Especialista sobre Brasil na OTAN: europeus não querem proteger um país da América Latina


Os EUA tencionam criar uma "OTAN global" para garantir apoio à sua política a nível mundial, acredita Pierre-Emmanuel Thomann, chefe do centro dos estudos geopolíticos Eurocontinent.

Ele comentou à Sputnik a declaração do presidente dos EUA, Donald Trump, que admitiu a possibilidade de "incluir o Brasil como um grande aliado extra-OTAN, ou até mesmo começar a cogitar sua integração na OTAN".

Esse status permitiria ao Brasil efetuar desenvolvimentos e pesquisas conjuntas com o Pentágono, participar de programas antiterroristas e de treinamentos conjuntos de militares, exportar equipamento espacial e assim por diante.

"Tradicionalmente os EUA tentam fazer com que a OTAN se torne um bloco militar e político global, cujos membros apoiem a política e as prioridades dos EUA a nível mundial", notou o especialista.

"Porém, os membros europeus da aliança, por seu lado, sempre demonstraram contenção relativamente a serem envolvidos nos interesses geopolíticos dos EUA em outras regiões do mundo, considerando que a OTAN visa garantir a segurança na Europa", adicionou.

O analista recordou que, não obstante os países da OTAN, sob pressão de Washington, terem concordado com o envolvimento da aliança no conflito na Líbia, inicialmente eles não apoiavam essa necessidade.

"A questão da adesão do Brasil à OTAN não está na agenda. Os europeus não vão querer serem envolvidos na proteção de um país na América Latina, especialmente no contexto geopolítico atual", ressaltou Thomann.

Sputnik | Foto: © REUTERS / Ints Kalnins

Brasil | De volta para o futuro: o que Bolsonaro traz na mala da viagem aos EUA?


Jair Bolsonaro esteve nos Estados Unidos, nos últimos dias, em sua primeira visita bilateral como chefe de Estado brasileiro. Em Washington, demonstrou grande sintonia com o presidente norte-americano, deixando claro o alinhamento do seu governo ao de Donald Trump, mas o que ele alcançou de fato para o Brasil?

Para o professor de relações internacionais Gunther Rudzit, da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM-SP), o saldo da viagem de Bolsonaro e de sua delegação aos EUA foi positivo, com contatos importantes para as áreas de inteligência, defesa e economia.

De acordo com o especialista, a proclamação do Brasil como um aliado não europeu da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), por exemplo, confere ao país um grande status de confiança, que poderá resultar em ganhos militares, diplomáticos e econômicos significativos, enquanto o acordo para o uso da base de Alcântara poderá abrir boas oportunidades para empresas brasileiras que se interessarem em firmar parcerias com companhias norte-americanas.

Brasil | Michel Temer e Moreira Franco são presos pela Polícia Federal


A Força-Tarefa da Operação Lava Jato prendeu o ex-presidente da República, Michel Temer, na manhã desta quinta-feira (21). Os agentes da Polícia Federal cumpriram também um mandado de prisão contra Moreira Franco, ex-ministro de Minas e Energia.

A PF tentava rastrear e confirmar a localização de Michel Temer desde quarta-feira (20), sem ter sucesso. A Polícia Federal cumpre mandados contra mais seis pessoas, entre elas empresários.

Os mandados foram expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, responsável pela Lava Jato no estado.

Segundo informações publicadas pelo portal G1, Temer estava em São Paulo quando foi preso e vai embarcar em um voo no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, em direção à sede da Polícia Federal no Rio de Janeiro.

O ex-presidente responde a 10 inquéritos. O caso que está com o juiz Marcelo Bretas, trata das denúncias do delator José Antunes Sobrinho, dono da Engevix, que disse à Polícia Federal que pagou R$ 1 milhão em propina, a pedido do coronel João Baptista Lima Filho (amigo de Temer), do ex-ministro Moreira Franco e com o conhecimento do presidente Michel Temer.

Até o momento, a defesa do ex-presidente ainda não se manifestou.

Sputnik | © Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Inteligência da Venezuela detém 2 correligionários de Guaidó, um deles tinha armas


Nesta quinta-feira (21), o Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional (SEBIN) deteve dois correligionários do líder oposicionista Juan Guaidó: Roberto Morrero e Sergio Vergara, comunicou à agência RIA Novosti uma fonte na polícia de Caracas.

"Hoje de madrugada em suas casas foram detidos dois correligionários do líder da Assembleia Nacional da Venezuela, Juan Guaidó: Roberto Morrero e Sergio Vergara. A detenção foi feita na área de El Cafetal do município de Baruta. Em casa de Roberto Morrero foram encontrados dois rifles e uma granada", comunicou à agência um oficial da polícia.

De acordo com ele, até o momento Vergara já foi libertado, enquanto Morrero continua detido. A fonte teve dificuldade em comentar sobre os motivos da detenção.

"Não sei por que foram detidos, a operação foi efetuada pelo SEBIN. Eles nunca dizem os motivos, só cumprem ordens", explicou o policial.

Segundo o correspondente da RIA Novosti, às 08h30 (09h30 em Brasília) a situação na área de El Cafetal é tranquila. Moradores locais confirmaram à agência que as detenções dos correligionários de Guaidó ocorreram na madrugada, aproximadamente às 03h00 (04h00 em Brasília).

Em 21 de janeiro, na Venezuela começaram protestos em massa contra o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, logo depois de ele assumir o segundo mandato presidencial. Em 23 de fevereiro, o líder da oposição do país, Juan Guaidó, se autoproclamou presidente interino do país, tendo sido apoiado pelo Brasil, EUA e vários outros países. Maduro recebeu o apoio de tais países como a Rússia, México, China, Turquia, Indonésia e outros.

Sputnik | Foto: © Sputnik / Leo Alvarez

O “partido americano” nas instituições da União Europeia


Manlio Dinucci*

O Parlamento Europeu acaba de adoptar uma resolução para que a União cesse de considerar a Rússia como um parceiro estratégico, mas mais como uma inimiga da Humanidade. Ao mesmo tempo, a Comissão adverte contra a ameaça chinesa. Tudo se passa como se os Estados Unidos manobrassem a União para fazê-la entrar na sua estratégia supremacista.

Rússia já não pode ser considerada um parceiro estratégico e a União Europeia deve estar pronta para impor-lhe novas sanções se ela continuar a violar o Direito Internacional”: esta é a resolução aprovada pelo Parlamento Europeu, em 12 de Março, com 402 votos a favor, 163 contra e 89 abstenções [1].

A resolução, apresentada pela deputada letã, Sandra Kalniete, nega principalmente a legitimidade das eleições presidenciais na Rússia, defenindo-as como “não democráticas”, apresentando assim o Presidente Putin como um usurpador.

O Golfo da Guiné, os exercícios Obangame 2019 e nós vamos estar lá; será?



Decorrem, até 20 de Março, no Golfo da Guiné, os habituais exercícios militares Obangame Express — este é o Obangame Express 19 (OE19) —, que têm a organização das Forças Navais dos EUA para África NAVAF (US Naval Forces), o apoio organizacional político-militar da US Africom (US Africa Command) e participação de Nações-parceiras africanas (APN) e nações não africanas, como o Brasil, Portugal, Espanha, Reino Unido ou Canadá.

Sintetizemos no que consiste este exercício militar (aeronaval) que se realiza no Golfo da Guiné, um dos dois exercícios militares que se realizam no Atlântico Sul entre a US Africom e as APN — o outro exercício é o United Accord. Os exercícios Obangame Express consistem em “projectar e melhorar a cooperação entre nações participantes a fim de aumentar a segurança marítima, em geral, e a do Golfo de Guiné, em particular, e onde participam nações signatárias do Código de Conduta Yaoundé1. Concentra-se em operações de interdição marítima, bem como em técnicas de visitas, pesquisa e apreensão de navios” e procuram igualmente “avaliar e melhorar a capacidade de aplicação da lei internacional, promover a segurança nacional e regional, planeamento de operações no âmbito da Parceria Africana de Aplicação da Lei Marítima (African Maritime Law Enforcement Partnership — AMLEP) e assistência às SFA (Security Force Assistance — Formação para Assistência às Forças de Segurança)”2.

Angola | Uma ativista libertada e 51 em greve de fome em Cabinda


As autoridades angolanas libertaram esta terça-feira uma ativista de Cabinda. Mas 51 companheiros do Movimento Independentista de Cabinda (MIC) continuam detidos em diversas unidades prisionais e em greve de fome.

Não se sabe em que condições Maria Deca, uma das três mulheres detidas desde fevereiro, foi posta em liberdade na terça-feira (19.03). A jovem foi tirada do estabelecimento prisional sem qualquer explicação, avançou à DW África o ativista e advogado Arão Bula Tempo.

"A menina que estava detida no Yabi já saiu, foi posta em liberdade, mas os outros continuam na cadeia. Eles têm um sistema: prendem e mesmo sem provas mantêm a pessoa presa e quando quiserem, mandam soltar", afirma o advogado, explicando que esta foi a forma encontrada para amedrontar todo aquele que tente protestar contra o Governo.

Ciclone | Idai já matou 217 pessoas em Moçambique


O número de mortos confirmados na sequência do ciclone no centro de Moçambique subiu para 217.

Numa conferência de imprensa na Beira, o ministro da Terra e do Planeamento Territorial, Celso Correia, disse que estavam ainda em risco, na quarta-feira, cerca de 15 mil famílias.

A passagem do ciclone Idai em Moçambique, Maláui e Zimbabué provocou perto de 400 mortos, segundo balanços provisórios divulgados pelos respetivos governos desde segunda-feira.

O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, decretou o estado de emergência nacional na terça-feira e disse que 350 mil pessoas "estão em situação de risco".

Moçambique cumpre hoje o segundo de três dias de luto nacional.

A Cruz Vermelha Internacional indicou que pelo menos 400.000 pessoas estão desalojadas na Beira, considerando que se trata da "pior crise" do género em Moçambique.

O Idai, com fortes chuvas e ventos de até 170 quilómetros por hora, atingiu a Beira (centro de Moçambique) na quinta-feira à noite, deixando os cerca de 500 mil residentes na quarta maior cidade do país sem energia e linhas de comunicação.

O Governo português anunciou que 30 cidadãos nacionais residentes na Beira estavam por localizar na quarta-feira.

O primeiro de dois aviões C-130 da Força Aérea Portuguesa, com uma Força de Reação Imediata constituída por 25 fuzileiros, dez elementos do Exército, três da Força Aérea e dois da GNR (equipa cinotécnica), é esperado hoje na Beira, para apoiar as operações de busca e salvamento.

No Zimbabué, as autoridades contabilizaram pelo menos 100 mortos e centenas de desaparecidos, enquanto no Maláui as únicas estimativas conhecidas apontam para pelo menos 56 mortos e 577 feridos.

Jornal de Notícias | Foto: Josh Estey/Care International via REUTERS

Moçambique | A gigantesca calamidade que lhes bateu à porta

À espera de um barco
Moçambique é por costume vítima das mudanças climáticas, não são só as cheias mas sim “cai tudo sobre o país e sobre os moçambicanos” – como disse ao PG  Moisés Chibanca, com quem falámos hoje sobre a calamidade que assolou e assola Moçambique. “É castigo sofrermos tanto neste país?” E prossegue: “São governantes e dirigentes de instituições a roubar, são companhias estrangeiras a roubarem, são empregadores que nos tratam como escravos dos tempos do colonialismo… O que mais nos vai cair em cima?” Pergunta.

De @Verdade retiramos o título de hoje sobre a calamidade gigantesca ali ocorrida. Título e texto que segue mais em baixo. Do PG recebam os moçambicanos os nossos lamentos pelos seus infortúnios e apelos para que a comunidade internacional saiba ser solidária e prontamente atuante para com todas as vítimas que desde há dias e por muitos mais dias sofrem e vão sofrer as consequências da ação do devastador ciclone. (PG)

“As pessoas já não levam os corpos para a casa mortuária, ficam com elas” revela deputado Picardo que clama por apoio para quem está no que resta da sua casa

Enquanto as equipa de emergência nacionais e internacionais voa e nadam contra o tempo para resgatar cerca de 350 mil moçambicanos que continuam sitiados pelo quinto dia consecutivo nos distritos de Búzi, Chibabava, Nhamatanda e Dondo, na cidade da Beira os cadáveres acumulam-se na casa mortuária diante da impossibilidade de serem realizados funerais. “As pessoas já não levam os corpos para a casa mortuária, ficam com elas” revelou nesta quarta-feira(20) Juliano Picardo, que fez a pé o trajecto entre o distrito de Nhamatanda e a capital da província de Sofala e apelou: “Os apoios estão sendo canalizados para os centros de acomodação, estamos a esquecer que a cidade da Beira é essencialmente urbana”.

Corrida contra o tempo para salvar vítimas do Idai em Moçambique


Estão desaparecidos 30 portugueses na Beira, cidade que está isolada por via terrestre. Chuvas fortes e vento intenso dificultam as operações de resgate de sobreviventes

As chuvas fortes e o vento intenso vão continuar até sexta-feira em toda a província de Sofala, onde se situa a Beira, e regiões adjacentes, dificultando as operações de busca e salvamento das vítimas do ciclone Idai, que provocou já 202 mortos e 1416 feridos em Moçambique, segundo o balanço mais recente Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) deste país.​​​

O Instituto Nacional de Meteorologia moçambicano adverte ainda para a possibilidade de formação de um sistema de baixas pressões, o que ocasionaria novas chuvas intensas.

Há um número indeterminado de desaparecidos, entre os quais 30 cidadãos de nacionalidade portuguesa na cidade da Beira, afirmou ao final da tarde desta quarta-feira o secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, citado pela Lusa.


O acesso à Beira permanece intransitável por via terrestre devido ao nível das águas, só sendo possível a entrada por via marítima ou aérea. Na cidade não há água potável, não há eletricidade, começa a faltar comida e todos os outros produtos de primeira necessidade.

Regulador timorense quer que operadores desliguem cartões SIM não registados até 31 março


Díli, 20 mar (Lusa) -- A Autoridade Nacional de Comunicações (ANC) timorense deu instruções aos três operadores de telecomunicações do país para desativar a 31 de março todos os cartões pré-pagos na rede móvel que não estejam adequadamente registados.

A medida, comunicada oficialmente aos três operadores do país, poderá levar ao fecho do serviço para um número significativo de clientes, segundo operadores ouvidos pela Lusa.

Instruções neste sentido foram comunicadas numa carta enviada a 15 de março pelo presidente da ANC, João Olívio Freitas, a Manuel Capitão Amaro, responsável da Timor Telecom, Yogi Rizkian Bahar, responsável da Telin Timor-Leste (que detém a Telekomcel) e para Trao Van Gang, responsável da Viettel, que controla a marca Telemor.

Presidente de região timorense de Oecusse critica obras abandonadas pelo Governo central


Díli, 20 mar (Lusa) - O presidente da Região Administrativa Especial de Oecusse-Ambeno (RAEOA), em Timor-Leste, criticou hoje três obras iniciadas há vários anos pelo Governo central que estão "abandonadas e por terminar".

Mari Alkatiri referia-se a dois projetos do Ministério do Turismo, o monumento de Lifau, que marca a chegada dos portugueses a Timor-Leste, e o passeio marítimo de Pante Macassar. O terceiro projeto, do Ministério da Administração Estatal, é o edifício do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE).

"Uma obra tão importante como o monumento de Lifau, que foi inaugurado no âmbito das celebrações dos 500 anos da chegada dos portugueses, está totalmente abandonado e por terminar", disse à Lusa.

"Foi feita uma preparação cosmética na altura das comemorações, mas agora está abandonado porque a obra não foi acabada e o que foi feito foi mal desenhado. Só na caravela e estátuas foram gastos um milhão e tal de dólares", considerou.

Português lança dicionário de crioulo de Macau ameaçado de extinção


Macau, China, 20 mar (Lusa) -- O investigador português Raul Leal Gaião lança hoje o dicionário do crioulo de Macau, o patuá, que está "gravemente ameaçado de extinção", segundo a Organização da ONU para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

"O principal objetivo é dar, pelo menos, a conhecer, a revisitar e a tentar descobrir o crioulo, nomeadamente à comunidade macaense, já que neste momento praticamente ninguém [o] fala", sublinhou o autor à agência Lusa, em Macau, onde é apresentada a obra.

O dicionário é feito a partir de um levantamento dos escritos de José dos Santos Ferreira, mais conhecido por "Adé", macaense que viveu no século XX e escreveu em patuá.

Mais lidas da semana