quinta-feira, 24 de outubro de 2019

REINTERPRETAR O MOVIMENTO DE LIBERTAÇÃO EM ÁFRICA – II


SUBSÍDIOS EM SAUDAÇÃO AO 11 DE NOVEMBRO DE 2019

Uma das maiores deficiências de que sofrem os africanos duma forma geral e os angolanos em particular, é a ausência de reflexão própria sobre os fenómenos antropológicos e históricos afectos ao seu espaço físico, geográfico e ambiental.

Essa falta de vontade e de perspectiva abre espaço ao conhecimento que chega de fora, em prejuízo do conhecimento que tem oportunidade de florescer dentro, ou seja: subvaloriza o campo experimental próprio, quantas vezes para sobrevalorizar as teorias injectadas do exterior!

Isso permite que outros não abram o jogo sobre essas interpretações dialéticas em função de seus interesses, manipulações e ingerências, aplicando a África, por tabela a Angola, as interpretações estruturalistas de feição, de conveniência e de assimilação!


Esta série pretende reabrir dossiers que do passado iluminam o longo caminho da libertação dos povos da América Latina e Caribe, de África e por tabela de Angola, sabendo que é apenas um pequeno contributo para o muito que nesse sentido há que digna e corajosamente fazer!

Abrir os links permite complementar com fundamentos, muitas das (re)interpretações do autor.

Angola | PRS pede soluções para garimpeiros sem emprego nas Lundas


Operações "Resgate" e "Transparência" estão a aumentar o desemprego e a pobreza na região angolana das Lundas, denuncia o Partido de Renovação Social (PRS). Muitos garimpeiros ficaram sem alternativas, alerta a oposição.

O líder do PRS, Benedito Daniel, alerta que a população das Lundas enfrenta dificuldades. A região é rica em diamantes, mas a maioria dos residentes não beneficia dos recursos.

"Não há emprego. As minas estão junto às aldeias, mas lamentavelmente não empregam os filhos dos residentes. As empresas preferem procurar a mão de obra barata que vem de outras áreas", disse esta terça-feira (22.10), em conferência de imprensa, em Luanda.

Segundo Benedito Daniel, a falta de emprego piorou com a entrada em vigor, no ano passado, das operações "Resgate" e "Transparência", levadas a cabo pelo Governo de Luanda.

As operações têm como objetivo repor a autoridade do Estado, combatendo, por exemplo, a imigração ilegal e a exploração ilícita de diamantes.

O líder da terceira maior força política da oposição angolana louva a iniciativa governamental, mas lembra ao Executivo que só esse combate não chega: "Se nós estamos a proibir alguém que não garimpe, então temos que lhe dar emprego em alguma parte: agricultura, minas. Infelizmente, isso não acontece."

Governo da Guiné-Bissau assegura ter tudo sob controlo


Pouco depois da denúncia de tentativa de golpe de Estado, Governo garante ter a situação sob controlo. Comissão de Consolidação da Paz das Nações Unidas espera que as presidenciais tenham lugar na data marcada.

Mauro Vieira, o presidente da Configuração para a Guiné-Bissau da Comissão de Consolidação da Paz das Nações Unidas, não comenta as notícias sobre a alegada tentativa de golpe de Estado. Espera apenas que nada ponha em causa a realização das eleições presidenciais, marcadas para 24 de novembro.

"Confio na sabedoria política do povo da Guiné-Bissau, das autoridades, dos poderes constituídos e tenho certeza que é uma sociedade pacífica, tranquila, em que todos circulam livremente, e tenho confiança de que nada interferirá neste processo. É muito importante que aconteça", afirmou Mauro Vieira.

O diplomata brasileiro encontrou-se esta quarta-feira (23.10) com o Presidente guineense, José Mário Vaz. Antes, o chefe de Estado reuniu-se com as chefias militares e representantes do chamado P5 (Nações Unidas, União Europeia, União Africana, CEDEAO e CPLP). À saída do encontro com José Mário Vaz, os militares não falaram, e o habitual porta-voz do P5, Ovídeo Pequeno, também recusou prestar declarações à imprensa.

Turquia | ERDOGAN QUER A BOMBA


Manlio Dinucci*

O Presidente Recep Tayyip Erdoğan reagiu ao início do desmantelamento do arsenal nuclear dos EUA no seu solo, anunciando a intenção da Turquia adquiri-lo. É inteiramente legítimo perante a ameaça nuclear israelita e um passo na pior direcção.

“Alguns países têm mísseis nucleares, mas o Ocidente insiste que não podemos possuí-los. Isto é inaceitável”: esta declaração do Presidente Erdo-gan revela, que a crise vai além daquela iniciada com a ofensiva turca na Síria.

Na Turquia, durante a Guerra Fria, os USA instalaram armas nucleares contra a União Soviética. Em 1962, nos acordos com a URSS para a solução da crise dos mísseis em Cuba, o Presidente Kennedy prometeu remover essas armas da Turquia, mas o mesmo não foi feito. Após a Guerra Fria, permaneceram na Turquia, na base aérea de Incirlik, cerca de 50 bombas nucleares USA B61 (as mesmas inseridas em Aviano e Ghedi, em Itália), direccionadas principalmente contra a Rússia.

Deste modo, seja os EUA ou a Turquia, ambos violam o Tratado de Não Proliferação. Os pilotos turcos, no âmbito da NATO, são treinados (como os pilotos italianos da base de Ghedi) ao ataque com bombas nucleares B61, sob o comando USA. Dentro de pouco tempo, as B61 devem ser substituídas pelos USA, também na Turquia (como será feito em Itália e noutros países europeus) pelas novas bombas nucleares B61-12, também direccionadas principalmente contra a Rússia.

Nazi espanhol | Corpo de Franco enterrado em cerimónia privada apenas com família


O corpo do ex-ditador espanhol Francisco Franco voltou a ser enterrado hoje no cemitério de Mingorrubio, em El Pardo, arredores de Madrid, depois de ter sido exumado do Vale dos Caídos, onde estava há quase 44 anos, depois da sua morte em 1975.

Os restos mortais chegaram ao fim da manhã de helicóptero a El Pardo, onde a família celebrou uma cerimónia religiosa privada.

Franco foi inumado num jazigo familiar onde já estava enterrada a sua mulher, Carmen Polo, desde 1988.

A transferência de local do corpo foi feita depois de uma batalha jurídica que opôs o Governo do PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol) à família de Francisco Franco, que pretendia que o corpo do ditador fosse transferido para a catedral de Almudena, no centro de Madrid.

A exumação teria de ser feita com o "máximo de discrição e respeito possível", num ato "estritamente privado, sem o acesso dos meios de comunicação", defendeu o executivo socialista há meses.

Tudo sobre o caso dos 39 corpos encontrados em camião no Reino Unido


A polícia começou, durante a noite de ontem, a tentar identificar 39 cadáveres encontrados dentro de um camião numa zona industrial em Essex, no Reino Unido

Quase quatro dezenas de corpos foram encontrados mortos dentro de um camião numa zona industrial em Essex, no Reino Unido, durante a madrugada desta quarta-feira. O óbito de 39 pessoas, incluindo o de um adolescente, foi declarado no Parque Industrial Waterglade, em Thurrock, e o condutor do veículo foi detido por suspeita de homicídio. A investigação policial ao caso que deixou a Europa em choque já começou e estas são as informações divulgadas até ao momento. Acima, pode ainda ver uma galeria de imagens do local onde a viatura foi descoberta.

Últimas informações

Além da investigação sobre os alegados homicídios, a polícia iniciou, durante noite de ontem, o processo de identificação dos 39 cadáveres. Durante a manhã desta quinta-feira, a ITV News avançou que todas as pessoas encontradas mortas são de nacionalidade chinesa. 31 são do sexo masculino e oito são mulheres. 

A agência britânica de combate à criminalidade (National Crime Agency) acrescentou, no final da manhã desta quinta-feira, que está a trabalhar para identificar os "grupos de crime organizado que poderão estar envolvidos" no incidente. Em junho de 2000, 58 migrantes chineses foram encontrados mortos asfixiados num camião no porto inglês de Dover (sudeste).

Entre ontem e hoje, as autoridades britânicas já realizaram várias buscas em propriedades na Irlanda do Norte relacionadas com o suspeito. 

A "oferta" do Ocidente aos condenados à escravidão e à morte


Hoje há Expresso Curto mas com muito poucas considerações de nossa parte. No PG preferimos dar lugar ao que se segue na lavra de Paula Santos, do Expresso, "cozinheira" da prosa que nos fala da "tragédia humana" referida por Corbyn, opositor do desleixado mongo-cabeloide Boris, primeiro-ministro do Reino Unido(?).

Foi ali que pereceram cerca de quatro dezenas de migrantes clandestinos fechados num camião frigorífico e ainda mais nove noutro, mas ainda vivos. O método do frio extremo que nem lembrou a Hitler na devastação assassina dos judeus mas lembrou a criminosos que lucram com o trafico humano. Negreiros, esclavagistas, assassinos, é o mínimo com que podemos  classificar tais gentes de má índole implicada nessa atividade desumana a que as autoridades afirmam não conseguir dar o devido combate. 

Por nós cumprimos o silêncio em memória daquelas quatro dezenas de cadáveres. Pessoas à procura de melhores futuros, melhores vivências. Afinal não é só no Mar Mediterrâneo que os migrantes perecem ante a indiferença de tantos governos e cidadãos do chamado "mundo livre e democrático do ocidente". O tal mundo onde é cada vez mais comum existir a liberdade de ser assassinado por gente sem escrúpulos, gananciosa, indiferente às vidas que se perdem na fuga à miséria que exatamente este mundo ocidental semeia desde há séculos em África e um pouco por todo o mundo a que chamam "terceiro".

O Curto para si, a seguir. Triste dia.

Muito se pode aventar sobre o tema. Hoje não, por aqui. 

SC | PG

Bom dia este é o seu Expresso Curto

“A inimaginável tragédia humana”

Paula Santos | Expresso

A frase que serve de título a este Expresso Curto pertence a Jeremy Corbyn, o líder dos trabalhistas ingleses e é a que melhor descreve o cenário descoberto pelas autoridades britânicas em Essex, a 30 kms de Londres.

39 pessoas foram encontradas mortas no interior de um camião fechado que era também um contentor frigorífico ambulante, onde a temperatura podia baixar até aos 25 graus negativos. 38 adultos e um adolescente não resistiram às condições em que foram transportados. O caso está envolto em mistério e há muito por investigar.

O The Guardian conta que, aparentemente, o camião partiu da Bulgária (onde se encontra registado) e terá passado pela Bélgica. O motorista, um irlandês de 25 anos, foi detido por suspeitas de homicídio. O que leva alguém a aceitar fazer este trabalho? Qual é o grau de envolvimento e a motivação de Mo Robison? As redes sociais mostram a imagem de um jovem de chapéu à cowboy, bem disposto nas diversas selfies que tirou dentro do camião (já em Essex?) e desvenda uma frase que Robison decidiu publicar: “escolhe uma profissão de que gostes e não terás de trabalhar nem um dia da tua vida”.

A BBC tem um trabalho completo sobre o tema, com destaque para as últimas informações sobre o assunto e faz a análise do que pode estar por trás destes crimes em que dezenas de pessoas arriscam a própria vida.

Tráfico humano e emigração ilegal estão entre as suspeitas das autoridades que já vieram recordar um acontecimento semelhante já com alguns anos. O palco foi Dover, no ano 2000. 58 pessoas, de nacionalidade chinesa, foram encontradas mortas, nas mesmas circunstâncias, dentro de um camião. O “Observador” fez o levantamento desse e de vários outros casos semelhantes pelo mundo fora. Duas décadas depois, nada mudou numa Europa onde a questão das migrações continua a ser uma urgência, sem resposta.

Horas depois da descoberta deste caso, a polícia britânica mandou parar outro camião a 25kms do Canal da Mancha. Lá dentro encontrou outros 9 migrantes. Estavam vivos e foram encaminhados para os serviços de imigração, dentro de terem sido examinados pelas autoridades da saúde.

É fartar... | Portugal é o terceiro país da UE com mais riqueza em paraísos fiscais


Referido em estudo da Comissão Europeia

De acordo com o estudo da CE, foram desviados para paraísos fiscais cerca de 50 mil milhões de euros pelas famílias portuguesas mais ricas - o que equivale a cerca de um quarto do PIB português - durante um período de 15 anos

Portugal é o terceiro país da União Europeia (UE) que mais riqueza transferiu para offshores entre 2001 e 2016, de acordo com estudo da Comissão Europeia, cujas conclusões são avançadas esta quinta-feira pelo “Jornal de Negócios”. Só o Chipre e Malta têm percentagens mais elevadas da sua riqueza em paraísos fiscais: 38% e 31%, respetivamente.

De acordo com o estudo da CE, foram desviados para paraísos fiscais cerca de 50 mil milhões de euros pelas famílias portuguesas mais ricas - o que equivale a cerca de um quarto do PIB português - durante um período de 15 anos.

O mesmo estudo aponta que Portugal é também o terceiro país da UE que mais receita fiscal em percentagem da sua economia perde para as offshores. Entre 2004 e 2016, terá perdido 1,3 mil milhões de euros - o que equivale a 1% do PIB português.

À imagem do que acontece na transferência de riqueza, só Malta e Chipre perdem mais receita fiscal em percentagem do PIB do que Portugal. Pelas contas da Comissão, a maior parte (65%) da receita fiscal perdida em Portugal está relacionada com rendimentos de capital.
             
Expresso                                                                  

Portugal | Deputadas afrodescendentes apontam para "nova era" parlamentar


Na nova legislatura que agora começa, a Assembleia da República vai contar com três deputadas afrodescendentes, o que demonstra que se avizinha "uma nova era" e que as últimas eleições legislativas foram "portadoras de futuro", consideram as eleitas.

Nas eleições legislativas de 06 de outubro, os portugueses elegeram pela primeira vez Joacine Katar Moreira, do Livre, Romualda Fernandes, do PS, e Beatriz Dias, do BE, todas elas com origens africanas e ativistas dos direitos humanos e antirracismo.

A eleita que mais usou as suas origens como bandeira eleitoral foi Joacine Katar Moreira, do Livre, que se apresentou ao eleitorado como a primeira mulher negra a encabeçar uma lista, e pretendia uma verdadeira revolução na Assembleia da República.

"O objetivo do meu partido era o de contribuir para que a Assembleia da República estivesse mais parecida com a nossa sociedade, e a nossa sociedade não é homogénea, é uma sociedade marcada pela diversidade", disse à agência Lusa a deputada eleita, nascida na Guiné-Bissau.

Na ótica da ativista antirracismo, a entrada de três mulheres negras no parlamento português "não deve ser olhada apenas como uma conquista, mas como um instrumento fundamental", um "momento histórico", que poderá contribuir "para o reforço da democracia e dos ideais republicanos de liberdade, igualdade e fraternidade".

Espanha | Desprezado, nazi-fascista Franco é hoje exumado e expulso do Vale dos Caídos


O chefe dos nazi-fascistas de Espanha, Franco, indevidamente sepultado ao lado de verdadeiros heróis no Vale dos Caídos, vai ser hoje exumado e transladado para um cemitério nos arredores de Madrid.

A exumação ocorrerá sem a presença de estranhos à família. Somente estarão presentes trabalhadores para efetuar a parte técnica e exumar os restos mortais do ditador amigo de Salazar, a ministra da justiça de Espanha e familiares. A urna não será coberta pela bandeira de Espanha e somente familiares a transportarão para um helicóptero que os levará em dez minutos ao cemitério onde o assassino de milhares de espanhóis finalmente será sepultado sem usurpar honras que não mereceu nem merece.

O ato terá, como merece, o desprezo dos espanhóis e será proibida a presença de curiosos e adoradores do criminoso, general e chefe de Estado por via do terrorismo e repressão que impôs durante décadas. Somente familiares credenciados estarão presentes. De resto será notório e sentido o desprezo, sem cortejos e muita indiferença pelo nazi-fascista  pomposamente denominado "Generalíssimo Franco".

PG

Terra Brasilis: um caldeirão multicultural


Carlos Roberto Saraiva da Costa Leite* | Porto Alegre | Brasil 

As águas do Oceano Atlântico foram denominadas, pelos africanos, de “Calunga Grande”, cuja expressão, em dialeto ioruba, significa cemitério, pois os escravizados que morriam de inanição, durante o transporte nos navios negreiros, eram jogados ao mar. Este reino é de Yemanjá (yèyé omo ejá) , que é traduzido como “ Mãe cujos filhos são peixes”, ocupando na hierarquia a função de matriarca na teogonia africana.
      
Orixás, voduns ou inkices vieram dentro do coração do escravizado e, de forma sincrética, foram associados a santos da Igreja Católica. Este foi o recurso, do qual o escravizado se utilizou, para burlar o poder dominante, eurocêntrico e cristão, mantendo viva, desta forma, a fé e as tradições de seus ancestrais.

Um exemplo marcante do sincretismo religioso, no Brasil, é a associação de Nossa Senhora dos Navegantes com Yemanjá. No dia 02 de fevereiro, ela é reverenciada, por meio de procissões fluviais, marítimas e de ritos religiosos, que são realizados nas areias das praias brasileiras, reunindo católicos e adeptos dos cultos de matriz africana numa verdadeira simbiose espiritual.

Brasil | ''Se Moro for considerado suspeito, processos de Lula voltam à fase de denúncia'


O recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que questiona a imparcialidade do então juiz Sergio Moro, hoje ministro da Justiça, será julgado pela Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) até novembro, segundo o ministro da Corte Gilmar Mendes.

Mariana Schreiber e e André Shalders | em Carta Maior

(Na imagem: 'Lenda urbana': assim o ministro classificou, em entrevista exclusiva à BBC News Brasil, a percepção de parte da população de que há um 'acordão' entre o Planalto e parte do Senado e do STF para proteger Flávio Bolsonaro e evitar uma CPI do Judiciário (Adriano Machado/Reuters)

Em entrevista exclusiva à BBC News Brasil, Mendes disse que os processos de Lula que foram conduzidos e julgados por Moro deverão voltar à fase de denúncia, caso o ex-juiz seja considerado suspeito.

Isso anularia as condenações de Lula em dois processos (Tríplex do Guarujá e Sítio de Atibaia), além de retroceder a ação sobre supostas ilegalidades envolvendo recursos para o Instituto Lula, que está prestes a receber sentença do juiz que substituiu Moro na 13ª Vara de Curitiba, Luiz Antônio Bonat.

Na avaliação de Mendes, é Bonat que terá que decidir sobre o recebimento da denúncia, conduzir a instrução do processo e julgar os casos, caso os atos de Moro sejam considerados nulos.

"Eu tenho impressão que, pelo menos tal como está formulado (o recurso), se for anulada a sentença, nós voltamos até a denúncia. Portanto, todos os atos por ele (Moro) praticados no processo, inclusive o recebimento da denúncia, estão afetados pela nulidade. Será esse o veredicto", explicou.

O ministro prevê que serão necessárias ao menos duas sessões de julgamento na Segunda Turma para concluir a análise do recurso, já que deve haver uma discussão sobre se as mensagens reveladas pelo site The Intercept Brasil podem ser usadas em benefício de Lula mesmo constituindo prova ilícita.

Desde junho, o Intercept vem revelando mensagens que teriam sido trocadas entre Moro e Deltan Dallagnol (chefe da força-tarefa da Lava Jato) por meio do Telegram. Elas indicam possíveis atos ilegais do juiz nos processos de Lula, como a indicação de testemunha para Dallagnol.

Por enquanto, os ministros Edson Fachin e Cármen Lúcia votaram, no final de 2018, contra a suspeição de Moro. O caso está suspenso por pedido de vista de Mendes. Faltam votar também Ricardo Lewandowski e Celso de Mello.

Na entrevista concedida em seu gabinete, Mendes também defendeu a liminar do presidente do STF, Dias Toffoli, que suspendeu a investigação contra o senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, e inúmeras outras no país.

O ministro chamou de "lenda urbana" a percepção de parte da população de que há um "acordão" entre o Planalto e parte do Senado e do STF para proteger o filho do presidente e evitar uma CPI do Judiciário.

Confira a entrevista a seguir.

Ontem, Equador. Hoje, Chile. Amanhã, Brasil?


Bolsonaro & Guedes insistem em privatizações e “reformas” da Previdência e Administrativa, com efeitos perversos a longo prazo. Contra ultraliberalismo, chilenos e equatorianos tomaram as ruas. Também iremos nos insurgir?

Paulo Kliass | Outras Palavras

A população chilena está dando um recado muito claro a respeito do que pensa sobre as reformas estruturais levadas a cabo em seu país ao longo das últimas décadas. É verdade que as gigantescas manifestações em Santiago e demais cidades têm por base mais imediata a crítica às decisões relativas à elevação de preços e tarifas de serviços públicos. Porém, o aparente espontaneísmo atual não pode ser explicado sem se levar em conta as sequelas da herança trágica do conservadorismo na política econômica por lá.

O fato detonador do movimento de insatisfação popular foi a majoração do valor do bilhete do metrô da capital. O reajuste até que nem foi tão explosivo assim, pois subiu de 800 para 830 pesos – menos de 4% no aumento. Se compararmos, por exemplo, com a recente mobilização popular de insatisfação com políticas públicas que afeta o Equador, o quadro é bem mais “ameno”. Lembremos que o presidente Lenin Moreno havia autorizado inicialmente um reajuste de 123% nos preços dos derivados de petróleo. As consequências foram sentidas logo nos dias que se seguiram aos efeitos em cadeia de tal medida.

O fato concreto é que o governo equatoriano havia solicitado um empréstimo ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e o organismo multilateral acabou impondo uma série de exigências como contrapartida da liberação dos recursos. Como sempre, surgiram as ideias de privatização e liberalização, com a recomendação do fim de subsídios públicos. Com isso, a tecnocracia teve a brilhante ideia de promover o chamado ”realismo tarifário” também nos derivados do petróleo. Um reajuste instantâneo e imediato, sem nenhuma regra de transição. Foi como lançar centelha em combustível, literalmente.

Mais lidas da semana