quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

China regista queda no número diário de pacientes com febre


A China registou uma queda no número diário de pacientes com febre nas clínicas em todo o país devido às medidas rigorosas para combater o surto do novo coronavírus, anunciou nesta terça-feira (4) a Comissão Nacional de Saúde (CNS).

Os dados nacionais mostram que as clínicas da China receberam 220.865 pacientes com febre na segunda-feira, 7% a menos que no dia anterior, revelou Jiao Yahui, funcionária da CNS, em uma conferência de imprensa.

O número vem caindo há dias, disse Jiao, acrescentando que a carga para os profissionais médicos que trabalham em clínicas de febre está diminuindo gradualmente.

Xi Jinping presidiu reunião do Partido sobre epidemia

No dia anterior à divulgação pelo CNS da diminuição do número de casos, o Comité Permanente do Bureau Político do Comité Central do Partido Comunista da China (PCC) realizou uma reunião sobre a prevenção e controle da epidemia de pneumonia causada pelo novo coronavírus.

Xi Jinping, secretário-geral do Comité Central do PCC, presidiu a reunião. Em nome do Comité Central do PCC, Xi expressou respeito aos que lutam na linha de frente da batalha contra a epidemia e estendeu os cumprimentos aos pacientes e suas famílias.

Xi disse que, desde o início do surto da epidemia, o Comité Central do PCC dá grande importância ao assunto e organiza os esforços de todos os setores para promover o trabalho de prevenção e controle em pleno andamento.


Xi enfatizou a importância de garantir o sucesso nesta causa. O resultado da prevenção e controle da epidemia tem relação direta na vida e na saúde das pessoas, na estabilidade económica e social geral e na abertura do país, acrescentou.

Xi indicou que a tarefa mais crucial no momento é executar os arranjos com detalhes e pediu ações rápidas e resolutas para conter a propagação da epidemia.

Os comités e governos do Partido em todos os níveis devem seguir firmemente o comando unificado, a coordenação e o arranjo do Comité Central do PCC, disse Xi, exigindo a execução estrita de ordens e proibições.

A prevenção e controle da epidemia não é apenas um assunto de saúde, mas um trabalho abrangente que requer apoio total, disse Xi.

Xi também pediu oposição resoluta contra o burocratismo e a prática de formalidades por meras formalidades no trabalho de prevenção.

Aqueles que desobedecerem ao comando unificado ou não cumprirem suas responsabilidades serão punidos, disse Xi, acrescentando que os líderes do Partido e do governo que os supervisionam também serão responsabilizados nos casos graves.

Alto funcionário chinês é demitido por negligência

Zhang Qin, vice-diretor em tempo integral da sucursal da Sociedade da Cruz Vermelha da China (RCSC, em inglês) em Hubei, foi removido do cargo por negligência do dever na luta contra a epidemia do novo coronavírus, anunciou a comissão provincial de supervisão nesta terça-feira.

Zhang também foi demitido do Grupo dos Membros Dirigentes do Comité da RCSC-Hubei do Partido Comunista da China (PCC), e recebeu um sério alerta intrapartidário e um sério demérito administrativo, revelou o órgão.

Uma investigação mostrou que os funcionários e quadros relevantes da RCSC-Hubei falharam em assumir a responsabilidade na recepção e distribuição de fundos doados e bens de socorro no esforço para conter a propagação da epidemia do novo coronavírus. Eles também violaram os regulamentos afins e foram responsáveis por erros de divulgação de informações, declarou a comissão num comunicado.

Além de Zhang, Chen Bo, membro do Grupo dos Membros Dirigentes do Partido do Comité da RCSC-Hubei do PCC, recebeu um alerta intrapartidário sério e um demérito administrativo grave. Gao Qin, chefe do Comité da RCSC-Hubei do PCC e também vice-diretora executiva da RCSC-Hubei, recebeu um aviso intrapartidário, de acordo com a comissão.

Fonte: Agência Xinhua | em Vermelho

Sem comentários:

Mais lidas da semana