terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Portugal fascista | Abel Matos Santos demitiu-se da comissão executiva do CDS


Demissão foi entregue por carta ao líder do partido, Francisco Rodrigues dos Santos, que já a aceitou.

Abel Matos Santos demitiu-se da comissão executiva do CDS. A notícia está a ser avançada pela RTP, que afirma que a demissão foi entregue por carta ao líder do partido, Francisco Rodrigues dos Santos. Ao Notícias ao Minuto, o novo presidente do CDS confirma o pedido de demissão de Matos Santos, a qual já aceitou.  

A demissão do centrista acontece depois de terem vindo a público afirmações polémicas proferidas no Facebook entre 2012 e 2015.

Numa dessas afirmações, Abel Matos Santos apelidara de “agiota dos judeus” o cônsul de Portugal em Bordéus, Aristides Sousa Mendes, que ajudou a salvar milhares de judeus durante a II Guerra Mundial. Noutras, elogiara Salazar e a PIDE. 

Apesar de a recém eleita direção ter desvalorizado a polémica numa primeira fase, as críticas persistiram, inclusivamente dentro do partido. Pires de Lima, recorde-se, chegou mesmo a desafiar o novo líder do CDS a retirar a confiança política a Matos Santos.

Na resposta, a comissão executiva defendeu, numa nota enviada aos jornalistas na sexta-feira , que o CDS  é “um partido humanista, personalista, profundamente tributário dos princípios democráticos, da obediência ao primado da dignidade da pessoa humana, da tolerância, e do respeito pelos povos”, e que “não há espaço para o racismo, para a xenofobia, para o anti-semitismo, para a intolerância ou para qualquer saudosismo de regimes que não assentem na liberdade”. Abel Matos Santos “é também um reflexo desse espírito” e as declarações que vieram agora a público têm apenas o objetivo de "prejudicar" o partido, lia-se na nota. 

“Sobre as suas afirmações antigas [de Abel Matos Santos], algumas com mais de 10 anos, agora repristinadas apenas com o firme propósito de prejudicar todo o CDS, a forma pública como se distanciou do rótulo ignóbil que lhe quiseram colar é já clarificadora: a direcção do CDS regista a mensagem cristalina que dirigiu hoje pessoalmente à Comunidade Israelita de Lisboa, na qual reafirma o seu empenho em honrar a história do povo judeu e a memória dolorosa do Holocausto”, defendeu o partido liderado por Francisco Rodrigues dos Santos. 

Abel Matos Santos, recorde-se, é o rosto da Tendência Esperança em Movimento [TEM], movimento que fez oposição interna a Assunção Cristas. Concorreu à liderança do CDS, mas acabou por desistir da 'corrida' para apoiar aquele que viria a ser eleito presidente do partido. Viria depois a ser um dos escolhidos para integrar a comissão executiva do CDS, numa tentativa de agregar na direção as várias sensibilidades internas. 

Melissa Lopes | Notícias ao Minuto

Leia em Página Global
- CDS. Um dos novos dirigentes elogiou a PIDE e Salazar. E acusou Aristides Sousa Mendes de ser "agiota de judeus"

1 comentário:

Pieidge disse...

Infelizmente ou não, já conheço a falta de carácter desta pessoa há muito tempo. Este “psicólogo” foi ao Você na TV dizer: “Lei permite que uma pessoa mude de sexo as vezes que quiser. Na Primavera pode ser Maria, no Outono pode ser José” o vídeo esteve disponível e foi bloqueado pela TVI (https://www.youtube.com/watch?v=tBrYW9rDnvA) intitulado: “Debate sobre lei da mudança de sexo no ''Você na TV'' (14-03-2013)” e mais recentemente no dia 10 de Janeiro de 2019, quando foi exibida uma Reportagem de Ana Leal sobre a “tentativa” de Maria José Vilaça de curar homossexuais secretamente, ás escondidas de quase tudo e todos, através de uma rede de padres e psicólogos católicos radicais, onde alegadamente a Psicóloga Madalena Fontoura também faz parte. Abel Matos Santos foi convidado para um debate que se seguiu á reportagem. O próprio não esteve lá mais que 2 minutos e mais tarde, Maria José Vilaça, também abandonou o debate. Sucintamente ele deu a sua opinião. Ele disse “que ficou profundamente chocado com aquela reportagem… …acha que aquela reportagem é um dos maiores atentados á defesa dos homossexuais em Portugal e das pessoas em geral…”(fim de citação). Em vez de escandalizar-se com as práticas da sua “colega” escandalizou-se pelo paciente tê-la filmado com câmara oculta e ter denunciado as más práticas da “psicóloga”. A Jornalista Ana Leal pergunta a Abel se revê-se ou não se revê naquilo que foi mostrado. Ele apenas responde que não sabe o que são terapias de reconversão, e pouquíssimo tempo depois abandona o estúdio, a prova está aqui (https://tvi24.iol.pt/videos/sociedade/nao-sei-o-que-sao-terapias-de-conversao/5c37bf740cf2adafd002ed6a).

Mais lidas da semana