segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Reino Unido | Boris tentou escolher jornalistas para conferência, todos se foram embora


Alguns jornalistas de política que estavam na residência oficial do primeiro-ministro para ouvir uma conferência foram impedidos de entrar. E os outros o que fizeram?

Os correspondentes de política de várias publicações britânicas abandonaram esta tarde o número 10 de Downing Street, a residência oficial do primeiro-ministro, em protesto para com a tentativa de selecionar os jornalistas que podiam ouvir uma conferência de imprensa de Boris Johnson sobre a União Europeia.

De acordo com o reportado pelo Guardian, os jornalistas que estavam no local foram separados em dois grupos por um segurança. Um dos assistentes do primeiro-ministro disse, depois, a um dos grupos que tinha que sair do edifício.

E em protesto contra a tentativa de escolher quem pode ou não noticiar sobre o governo britânico, os restantes jornalistas saíram também.


Os jornalistas que estavam fora da lista pertenciam, por exemplo, ao The Mirror, i, Huffington Post, PoliticsHome, Independent. E os correspondentes da BBC, ITV, Daily Mail, Telegraph, The Sun, Financial Times e o próprio Guardian, segundo a mesma publicação, decidiram não ficar para ouvir a conferência e saíram.

"A conferência de imprensa iria ser feita por representantes do governo, que devem ser neutros e não com tendência política", escreve o Guardian. "A tática de Downing Street imita aquelas do Donald Trump nos Estados Unidos, que é conhecido por tentar impedir jornalistas de noticiar as suas atividades e representa uma escalada das tensões com os meios de comunicação", acrescenta a publicação.

Um antigo editor de política do Guardian, Patrick Wintour, elogiou os colegas através do Twitter, indicando que "estão grandes princípios em causa". "Downing Street parece apoiar o comércio livre de bens mas não de informação", escreveu.

British political reporters right to stick together to stop No 10 choosing who scrutinises the PM. Big principles at stake. Number 10 seems to back free trade in goods but not in information. pic.twitter.com/QBfISztnhj

— Patrick Wintour (@patrickwintour) February 3, 2020

Notícias ao Minuto | Imagem em Google

Leia em Notícias ao Minuto: 

Sem comentários:

Mais lidas da semana