quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

TRISTES REALIDADES MOÇAMBICANAS


O drama dos transportes em Inhambane

Na Deutsche Welle

“Sobrelotados, danificados e sem condições mínimas de segurança: os transportes públicos da província de Inhambane, no sul de Moçambique, têm graves problemas.

Ir para a escola de "My Love"

Os alunos que estudam longe de casa enfrentam vários riscos para chegar à escola em viaturas de caixa aberta, conhecidas como "My Love", principalmente nos distritos de Maxixe, Morrumbene, Massinga, Homoíne, Jangamo, Panda e Vilankulo. O "transporte escolar" não respeita as normas de segurança e os acidentes são frequentes.” - em DW

Viaturas topo de gama são para o governo e para a Frelimo 

Intitulado “O drama dos transportes em Inhambane” a DW mostra algumas imagens do referido drama. É arrepiante ver crianças a caminho da escola encafuadas numa carrinha, viajando em pé, em equilíbrio instável, dependendo das melhores ou piores condições das estradas – quase sempre más – da sanidade mental e perícia do condutor. Mas não são só as crianças que viajam naquelas condições da mostra. É para todos. Novos e velhos. Enquanto os elementos do governo, os políticos, os deputados e, principalmente, os mais destacados da Frelimo, chegam ao cúmulo de dispor de motoristas e viaturas de topo de gama.

Enquanto a corrupção e roubos floresce em Moçambique, sendo crença popular entre os moçambicanos que o “miolo” da prática de ilegalidades e impunidades se acoita na proteção da máfia do partido do governo, as populações sofrem as consequências do desbaratar das riquezas naturais e produtivas do país.

O testemunho é Inadmissível mas bem visível nas imagens da Deutsche Welle que ilustram uma série de fotografias em que é possível ver na fonte original – AQUI – esta triste realidade moçambicana, como tantas outras já documentadas ou a documentar.

Novidade? Nenhuma, é sempre assim por toda a África.

Romano Prates, no Maputo, para Página Global

Sem comentários:

Mais lidas da semana