domingo, 22 de março de 2020

O CORONAVÍRUS NO BRASIL


China volta a registrar casos de transmissão local, e Brasil chega a 18 mortos. Bolsonaro chama João Doria de “lunático” por quarentena em São Paulo

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, recomendou neste domingo o adiamento das eleições municipais previstas para este ano. De acordo com ele, seria uma “tragédia” realizar o pleito em meio a esta crise de coronavírus. Já o presidente Jair Bolsonaro chamou o governador de São Paulo, João Doria, de “lunático” em entrevista ao canal CNN. O ataque foi feito após o tucano declarar quarentena em todo o Estado à partir de terça-feira: todos os comércios não essenciais devem ficar fechados (incluindo bares e restaurantes). 

Bolsonaro também reagiu às críticas de Doria de que lhe faltaria liderança neste momento de crise: “Esses governadores, poucos, que me criticam o tempo todo, dizem que não tenho liderança. Digo a esses governadores que as eleições de 2022 estão muito longe ainda para vocês partirem para esse tipo de ataque”. 

Uma pesquisa do Datafolha divulgada neste domingo aponta apoio de 74% dos entrevistados a medidas restritivas como a quarentena. Os casos da doença no país chegaram a 1.128, com 18 mortos. A expectativa é de que o Brasil possa ter até 9 milhões de infectados, segundo especialistas. 

A China, epicentro da pandemia do coronavírus, anunciou neste final de semana que voltou a registrar casos de transmissão local da doença, logo após ter divulgado o fim deste tipo de contágio.

El País - São Paulo, Brasília, Madrid

Na imagem: O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante teleconferência com prefeitos. / PRESIDÊNCIA

Sem comentários:

Mais lidas da semana