quinta-feira, 12 de março de 2020

Portugal | "A cada hora que passa, janela de oportunidade estreita cada vez mais"


Ex-ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, especialista em saúde pública, defende que "está na altura de concentrar o foco na proteção das pessoas".

Adalberto Campos Fernandes, responsável pela pasta da Saúde entre novembro de 2015 a outubro de 2018, assinalou, numa alusão à forma como o Governo está a lidar com o surto de Covid-19, que "a abordagem de problemas novos a luz de critérios e metodologias tradicionais comporta, por vezes, riscos muito elevados", parecendo-lhe "muito imprudente ignorar os novos modelos de organização populacional, os fluxos de mobilidade, a circulação de pessoas e a complexidade da interação social da vida atual".

"Mais importante que ensaiar a repetição de modelos teóricos, discutíveis, será avaliar o risco presente e futuro a luz das condições atuais tendo em conta a experiência concreta dos países que nos são próximos", defendeu o antigo governante numa publicação feita no Facebook, depois de a DGS ter concluído que o encerramento das escolas se faria "caso a caso". 

No entender de Adalberto Campos Fernandes, "ainda temos uma janela de oportunidade para fazer o melhor possível". "Parece evidente, no entanto, que a cada hora que passa ela se estreita cada vez mais", avisou, defendendo que "está na altura de concentrar o foco na proteção das pessoas". 


De recordar que, de acordo com o último balanço da Direção-Geral de Saúde (DGS), há 59 casos positivos de infeção pelo coronavírus, devendo esse número ser revisto em alta na manhã desta quinta-feira aquando da publicação do novo boletim epidemiológico. 

De referir ainda que o Governo recomendou que eventos com mais de mil pessoas, em espaços fechados, e com mais de cinco mil pessoas, em espaços abertos, fossem cancelados ou adiados. 

As medidas já adotadas em Portugal para conter a epidemia incluem, entre outras, a suspensão das ligações aéreas com a Itália, a suspensão ou condicionamento de visitas a hospitais, lares e prisões, o encerramento de estabelecimentos de ensino e a realização de jogos de futebol sem público. A decisão sobre encerrar escolas será tomada, esta quinta-feira, em Conselho de Ministros.

Esta quarta-feira, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o novo coronavírus como uma pandemia mundial. Em Itália, país que está totalmente de quarentena, o número de mortos é já superior a 860, tendo nas últimas 24 horas morrido mais 196 pessoas infetadas com Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus detetado em dezembro, na China, e que já provocou mais de 4.300 mortos em 28 países e territórios. O número de infetados ultrapassou as 120 mil pessoas.

Melissa Lopes | Notícias ao Minuto | Imagem: © Global Imagens

Sem comentários:

Mais lidas da semana