sábado, 7 de março de 2020

Portugal | PCP: NECESSÁRIO, INDISPENSÁVEL E INSUBSTITUÍVEL


Avante | editorial

O Comité Central do PCP, reunido a 29 de Fevereiro e 1 de Março, avaliou a situação política, económica e social nacional e os desenvolvimentos da luta de massas, debateu aspectos da situação internacional, apontou as linhas de orientação para a intervenção e o reforço do Partido, e aprovou as resoluções sobre a preparação do XXI Congresso do PCP e sobre as comemorações do seu Centenário.

Como sublinhou o Comité Central do PCP, a situação nacional é marcada por profundas desigualdades e dependências, por graves problemas económicos e sociais, profundos défices estruturais que se vão acumulando e agudizando. Problemas que sendo inseparáveis de uma política que, ao longo de décadas, tem servido os interesses do grande capital e submetido o País às imposições da UE e do Euro, continuam sem encontrar resposta nas opções do governo do PS.

A resposta aos problemas nacionais exige uma política alternativa, patriótica e de esquerda. O PCP prossegue a sua intervenção e iniciativas próprias, guiadas pelo seu compromisso com os trabalhadores e o povo e determinadas pelo seu programa e projecto políticos, assumindo-se como força de oposição a tudo o que contrarie ou faça retroceder os direitos dos trabalhadores e do povo e batendo-se pela concretização da alternativa.

O Governo prossegue a sua acção de favorecimento dos interesses dos grupos monopolistas, enquanto se assiste a toda uma evolução da situação nacional de que o grande capital procura tirar partido, reforçando o seu poder, domínio e influência na sociedade portuguesa, quer aproveitando as vantagens de um Governo comprometido com os seus interesses, quer patrocinando o branqueamento de PSD e CDS, promovendo o Chega e a Iniciativa Liberal e difundindo concepções reaccionárias e antidemocráticas.

Por outro lado, o Governo PS e o grande patronato articularam-se, não só para impedir que o aumento dos salários seja assumido como emergência nacional, como para agravar a exploração.

Assim, no quadro dos numerosos problemas a que urge dar resposta, a questão dos salários está no centro das opções políticas que se colocam.


O PCP valoriza o caudal de lutas dos trabalhadores que se desenvolveu nos últimos meses, nos sectores público e privado, em defesa do aumento dos salários, de direitos, de horários dignos, da contratação colectiva, contra a precariedade e por melhores condições de trabalho. Lutas que prosseguem nas empresas, sectores e locais de trabalho. Lutas e acção de massas que se intensificam e de que vão ser importantes expressões quer a manifestação nacional de mulheres convocada pelo MDM, para o próximo domingo, em Lisboa, quer a manifestação nacional da juventude trabalhadora convocada para 26 de Março pela CGTP-IN/Interjovem.

O PCP intensifica a sua actividade, prosseguindo a acção geral de reforço com prioridade para a acção dos 5 mil contactos e a campanha “Valorizar o trabalho e os trabalhadores. Não à exploração!”; dinamizando as comemorações do seu 99.º aniversário por todo o País, com destaque para o Comício do aniversário amanhã, no Pavilhão Carlos Lopes em Lisboa; comemorando os 150 anos do nascimento de Lénine, com destaque para a Conferência a realizar dia 28 de Março na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; promovendo o Encontro Nacional da Cultura a 18 de Abril; preparando a 44.ª Festa do Avante! e concretizando a acção nacional de afirmação da CDU.

Particular significado têm as Comemorações do Centenário do PCP que se realizarão sob o lema “Liberdade, Democracia, Socialismo – O futuro tem Partido”, objecto de uma Resolução específica aprovada pelo Comité Central do PCP, que vão integrar um amplo programa de reforço orgânico do Partido nos mais diversos planos e serão lançadas no comício no Pavilhão Carlos Lopes, amanhã em Lisboa.

Do mesmo modo, o Comité Central aprovou uma Resolução sobre a preparação do XXI Congresso, que se realiza nos dias 27, 28 e 29 de Novembro no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, sob o lema «Organizar, Lutar, Avançar – Democracia e Socialismo», onde é definida a metodologia, faseamento e objectivos, e se aponta um conjunto de matérias centrais para o debate inicial relativo aos elementos essenciais a integrar na elaboração das Teses – Projecto de Resolução Política. E salientou a importância da participação, envolvimento e contribuição do colectivo partidário para o seu êxito.

O Partido Comunista Português, que amanhã comemora os seus 99 anos, foi, é e continuará a ser o Partido necessário, indispensável e insubstituível na luta por uma vida melhor para os trabalhadores e o povo português, na luta pela ruptura com a política de direita e por uma alternativa patriótica e de esquerda, parte integrante da luta por uma democracia avançada inspirada nos valores de Abril, por uma sociedade sem a exploração do homem pelo homem, o socialismo e o comunismo.

Sem comentários:

Mais lidas da semana