segunda-feira, 2 de março de 2020

Silêncio da PR timorense sobre demissão de primeiro-ministro mantém-se


Díli, 02 mar 2020 (Lusa) - A Presidência da República timorense mantém-se em silêncio sobre quando será anunciada uma decisão relativamente ao pedido de demissão do primeiro-ministro, há uma semana, ou sobre a data do encontro com uma nova coligação parlamentar anunciada.

Fonte da Presidência da República disse à Lusa que o chefe de Estado, Francisco Guterres Lu-Olo, continua a analisar o pedido de demissão apresentado por Taur Matan Ruak na passada segunda-feira.

Por clarificar está igualmente a data de um eventual encontro pedido por uma nova coligação de maioria parlamentar anunciada pelo líder histórico timorense Xanana Gusmão.

A carta com o pedido de audiência foi entregue pela coligação na Presidência da República na tarde de quinta-feira passada e inicialmente chegou a estar prevista a reunião para esta quarta-feira, continuando porém sem data marcada.


A nova coligação, liderada pelo Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT), de Xanana Gusmão, integra 34 dos 65 deputados do parlamento nacional e foi construída na sequência da crise provocada pelo chumbo do Orçamento Geral do Estado timorense para 2020.

Além de contar com o apoio dos 21 deputados do CNRT, maior partido da atual coligação do Governo, a nova aliança inclui ainda os cinco deputados do Kmanek Haburas Unidade Nacional Timor Oan (KHUNTO) e os cinco do Partido Democrático (PD).

Fazem ainda parte da nova coligação os três deputados dos partidos mais pequenos no parlamento, Partido Unidade e Desenvolvimento Democrático, Frente Mudança e União Democrática Timorense.

De fora ficam apenas a Fretilin, maior partido no parlamento, com 23 deputados, e o Partido Libertação Popular (PLP), do atual primeiro-ministro, Taur Matan Ruak, com oito lugares.

ASP//MIM

Sem comentários:

Mais lidas da semana