segunda-feira, 20 de abril de 2020

Cabo Verde | Covid-19: Situação agrava-se na Praia com mais três novos casos positivos


A situação do Covid-19 em Santiago evolui negativamente com o surgimento de três novos casos positivos na Praia, aumentando para 09 o número de infetados por novo coronavírus na Capital e 61 em Cabo Verde.

Em comunicado remetido ao Asemanaonline, o Ministério da Saúde e da Segurança Social informa que, na sequência das medidas para identificação e seguimento de contactos, foram confirmados, este domingo, mais três casos de infeção por COVID-19 na Cidade da Praia. Consta que todos estão, segundo outras fontes deste jornal, relacionados com o infectado de Ponta d’Água e do agente da PJ que trouxe a doença de França/Portugal para Cabo Verde e que já teve alta. Mas o Diretor Nacional de Saúde retifica (ver este jornal), informando que dois dos três casos positivos de Covid - 19 identificados, hoje, na Praia, são importados da Boa Vista. O outro refere a um paciente também da Praia, que foi conduzido ao Hospital Agostinho Neto.

Conforme o comunicado referido, as vítimas são um homem e duas mulheres. «Trata-se de um senhor de 38 anos de idade e de duas senhoras de 41 e 27 anos de idade, respetivamente, todos de nacionalidade cabo-verdiana», lê se no documento referido.

Diante desta situação, o Ministério da Saúde e da Segurança Social diz que quer contar com toda a população cabo-verdiana, «para o cumprimento cabal do estado de emergência, nomeadamente a permanência em casa, evitando assim a possibilidade de propagação da doença».

Reconhecimento do trabalho dos profissionais da Saúde

Entretanto, num outro comunicado divulgado, o mesmo ministério tutelado por Arlindo do Rosário lembra que a pandemia pelo COVID19 tem sido um verdadeiro teste para os Sistemas Nacionais de Saúde a nível mundial. «Em Cabo Verde o Ministério da Saúde e da Segurança Social tem apostado em dar uma boa resposta à pandemia e detetar precocemente todos os casos suspeitos e contactos para rapidamente iniciar as ações de saúde pública».

O documento reconhece que os profissionais de saúde, em geral, têm trabalhado com muita dedicação, zelo e profissionalismo, para que as medidas implementadas tenham o efeito esperado. «A nível dos testes diagnósticos os profissionais do laboratório de virologia têm feito um trabalho meritório, garantindo que os resultados sejam entregues em tempo», acrescenta o comunicado, realçando que o Ministério da Saúde e da Segurança tem plena confiança nesses profissionais e que em nenhum momento o dever de sigilo profissional a que estão comprometidos será posto em causa.

«Apelamos a serenidade no seio da comunidade cabo-verdiana na gestão da situação que o país está a viver, pois só assim, conseguiremos debelar a epidemia», pede o ministro Arlindo do Rosário.

Com estes três novos casos de hoje, aumenta para 61 o número de doentes por Covid -19 em Cabo Verde: 51 na Boa Vista, 09 na Praia e um em S. Vicente.

Recorde-se que dos casos confirmados, registou-se uma morte, um cidadão inglês de 62 anos, que se encontrava de férias na ilha da Boa Vista, o epicentro da epidemia em Cabo Verde. Outros dois doentes de Covid -19, um na Praia e outro na Boa Vista, ficaram recuperados, segundo o Ministério da Saúde.

É de relembrar que o pedido de prorrogação do estado de emergência no arquipélago pelo chefe do Estado foi aprovado, esta sexta-feira,17, por todos os deputados nacionais presentes na mesma sessão e em videoconferência, que passou a vigorar a partir das 00:00 horas deste sábado,18, até às 24:00 horas do dia 02 de Maio, nas ilhas da Boa Vista, Santiago e São Vicente, onde até agora foram registado casos de covid-19, e para as restantes ilhas, vai até às 24:00 de 26 deste mês de Abril.

A Semana (cv)

Sem comentários:

Mais lidas da semana