domingo, 12 de abril de 2020

TRUMP, indiferente ao covid-19 e à morte anunciada de 500 mil norte-americanos


Trump soube de um memorando em janeiro alertando que 'meio milhão de almas americanas' poderia morrer de coronavírus, e ficou desagradado por seu conselheiro relatar por escrito

O presidente Donald Trump foi informado no final de janeiro de um memorando escrito por seu consultor comercial, Peter Navarro, alertando que 'meio milhão de almas americanas' poderiam morrer de coronavírus, informou o New York Times neste sábado.
  • Trump negou ter visto o memorando na época.
  • O Times também informou que Trump estava descontente com o fato de Navarro ter colocado as informações por escrito.
  • O presidente Donald Trump teria sido informado desde janeiro sobre um memorando escrito por um de seus consultores que alertou para a morte em massa nos Estados Unidos de um surto de coronavírus, embora ele tenha negado ter visto o memorando na época.
  • Num perfil condenatório das ações da Casa Branca que levaram ao surto de coronavírus nos EUA, o New York Times informou no sábado que Trump realmente já aprendeu sobre o memorando de 29 de janeiro escrito por seu consultor comercial, Peter Navarro.
  • O memorando incluía um aviso de que até 30% da população dos EUA poderia estar infectada, e o número de mortos poderia estar "na ordem de meio milhão de almas americanas ".
Navarro também pediu no memorando que limitasse as viagens da China, então epicentro do surto de coronavírus. Trump implementou uma proibição de viagem logo depois.

"A falta de proteção imunológica ou uma cura ou vacina existente deixaria os americanos indefesos no caso de um surto de coronavírus em solo americano", disse o memorando de Navarro. "Essa falta de proteção eleva o risco de o coronavírus evoluir para uma pandemia total, colocando em risco a vida de milhões de americanos".

De acordo com o The Times, assessores discutiram o memorando com Trump, e ele ficou descontente com Navarro colocar as informações por escrito.

Navarro também escreveu um segundo memorando em 23 de fevereiro, alertando que "de 1 a 2 milhões de almas" podem morrer do vírus, segundo Axios.

Apenas um dia depois, Trump twittou que o coronavírus estava "muito sob controle nos EUA".


Na imagem: Peter Navarro, consultor comercial da Casa Branca, que agora atua como coordenador de políticas do ato de produção nacional de defesa, gesticula para o presidente Donald Trump, enquanto fala sobre o coronavírus na Sala de Informações à Imprensa James Brady da Casa Branca, quinta-feira, 2 de abril de 2020, em Washington // Associated Press

Sem comentários:

Mais lidas da semana