terça-feira, 5 de maio de 2020

DIA MUNDIAL DA LÍNGUA... QUÊ?

Os noticiários em Portugal estão repletos da referência sobre o primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa. Nova efeméride que se assinala hoje "com uma cerimónia e um concerto 'online' em que participam duas dezenas de personalidades lusófonas da política, letras, música ou desporto”, diz a Lusa.

Certamente que existem muitos portugueses que por este dia tão repleto da notícia estão a perguntar se afinal agora se lembraram de dar destaque à língua porque está moribunda e saturada de maus tratos nunca antes visto.

È porque se vamos pelo que dizem os atuais sábios e dispensamos atenção a analisarmos constatamos que o português correto está perdido, após um acordo ortográfico de cariz abrasileirado que está a dominar a língua lusa e a avacalhar o que dela ainda de bom existe. É que nesse acordo o português pt foi de tal modo adulterado que na atualidade são usadas expressões e acentuações que nada têm que ver com o pt no dizer e no escrever de Portugal... Afinal os sábios é que sabem e sentem-se no direito de destruir a latinidade que é a base da língua portuguesa.

PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana