sexta-feira, 19 de junho de 2020

Portugal | Duas sondagens, quase duas maiorias absolutas para o PS

O PSD de Rui Rio só amealha 25,8% das intenções de voto, pelas contas da Aximage, e 24,1%, da Intercampus

São publicadas esta sexta-feira duas sondagens que colocam (mais uma vez) o Partido Socialista a uma larga distância da oposição e perto da maioria absoluta. O número a reter: 40%.

O barómetro da Intercampus de junho, publicado pelo “Correio da Manhã” e o “Jornal de Negócios”, dá 40% das intenções de voto ao partido de António Costa. Já o barómetro da Aximage, publicado no “Jornal Económico”, tira-lhe apenas uma décima - 39,9%.

A pandemia continua a gerar dividendos para António Costa. Entre março e maio, ou seja em apenas dois meses, o PS viu as suas intenções de voto aumentarem quase nove pontos, passando de 31,4% para 40,3%, nota a Intercampus. A última sondagem da Aximage, realizada em fevereiro, dava ao PS menos 4,8 pontos percentuais.

Enquanto isso, o PSD de Rui Rio só amealha 25,8% das intenções de voto, pelas contas da Aximage, e 24,1%, da Intercampus.

Conforme escreve o “Negócios”, com uma possível votação de 40%, o PS soma neste momento tantos votos quanto o PSD, Bloco de Esquerda e CDU juntos.

CDS EM QUEDA, CHEGA CRESCE

Na sondagem da Aximage, o Bloco de Esquerda recolhe só 8% das intenções de voto, menos 1,8% que há quatro meses.

O Chega ultrapassa a CDU (4,9%) e é o quarto partido mais votado, recolhendo 5,3% das intenções de voto - quatro vezes mais do que na eleição de outubro do ano passado.

O PAN cresce ligeiramente: de fevereiro para junho subiu seis décimas (4,9%), atingindo o mesmo valor que a CDU.

O CDS tem um resultado catastrófico: cai de 2,1% para 1,2% - muito aquém dos 4,2% obtidos por Assunção Cristas. O Iniciativa Liberal recolhe 1,4% dos votos. Já o Livre quase desapareceu: 0,2%.

Expresso

Sem comentários:

Mais lidas da semana